•  INSIDE
  • Zoo Fest
  • Faculdade UNIJIPA
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Reveillon do Vera
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Turistas visitam exposição itinerante de 150 anos de Marechal Rondon em Ji-Paraná

    A dona de casa Teresa Zadolynny Klipel e a filha costureira Juliane Zadolynny R. de Lima não conheciam a história de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon até ir ao Mus...

    Turismo
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 19/11/2015 ÀS 19:18:42

    Turistas visitam exposição itinerante de 150 anos de Marechal Rondon em Ji-Paraná

    A dona de casa Teresa Zadolynny Klipel e a filha costureira Juliane Zadolynny R. de Lima não conheciam a história de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon até ir ao Museu das Comunicações, no centro de Ji-Paraná.


    “É uma história rica né? Gostei de conhecer e saber que ele foi um importante desbravador desta região brasileira”, disse Klipel, turista cuiabana adepta às visitações a museus por onde passeia. “Dispomos de um cervo riquíssimo para isso”, assinala a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Keila Barbosa.


    A exposição itinerante tem o propósito de resgatar e difundir os registros de Marechal Rondon, além de promover o turismo cultural em Rondônia, já que a exposição segue para outros municípios a partir de dezembro.


    Além da exposição itinerante, no local poderão ser apreciadas peças e o histórico sobre as linhas telegráficas, bases e estações telefônicas, caixa de coleta dos Correios, aparelhos de rádios e de telefonia, rádios comunicadores, cartas, telegramas, fotografias, dentre outras peças.


    ACERVO


    A exposição itinerante apresenta quadros e fotografias que contam os esforços de Marechal Rondon no desbravamento da região por conta da implantação e instalação da rede de telégrafos interligando o Norte brasileiro ao Mato Grosso, lugar mais habitado na época e que estava mais próximo da floresta Amazônica.


    A exposição teve início em Porto Velho em maio, ocasião em que o homenageado completaria o sesquicentenário de nascimento. Em parceria com a Fundação Cultural de Ji-Paraná, a mostra segue até o dia 30 de novembro no município e depois ocorre em Cacoal, Vilhena e encerra em Guajará-Mirim em maio de 2016. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, no horário comercial, com entrada gratuita.




     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08