Estudantes se preparam para competições de robótica do II Infoparty

Tecnologia
3 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 17/11/2017 ÀS 16:20:10

Estudantes se preparam para competições de robótica do II Infoparty

Robôs de Resgate e Robês de Sumô, duas categorias de disputa, em uma competição acirrada para saber quem é o vencedor. É para isso que estudantes entre 14 e 18 anos do projeto de Altas Habilidades da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) estão se preparando. A competição de robótica acontece nesta sexta-feira (17) na II Edição do Infoparty em Rondônia, a maior feira de tecnologia da região norte.

O evento será realizado em Porto Velho e haverá competições nas categorias. Alunos que participam do projeto da Seduc já construíram três robôs para a competição. A coordenadora da Sala de Recursos de Altas Habilidades da Escola Estadual Barão do Solimões, Lucy Mara Camacho, explica que além do Infoparty, os alunos se dedicam à Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR).

De acordo com Lucy Mara o objetivo do projeto é identificar alunos com altas habilidades através da robótica. “Temos o projeto desde 2012, a gente trabalha com robótica educacional, mas o nosso o objetivo principal é identificar alunos com altas habilidades. Então a gente usa a Robótica como instrumento para isso”, conta a coordenadora.

Participam atualmente do projeto 24 alunos que formam seis equipes com quatro pessoas cada na escola Barão. “Eles são alunos que são indicados por professores, de outras escolas, pois não atendemos só alunos do Barão. Temos estudantes do Tiradentes, Capitão Claudio, do 21 de Abril e do João Bento da Costa, além do Barão de Solimões”, explica a coordenadora.

Robôs foram contruídos por alunos que participam de oficina de robótica na escola Barão de Solimões (Foto: Hosana Morais/G1)Robôs foram contruídos por alunos que participam de oficina de robótica na escola Barão de Solimões (Foto: Hosana Morais/G1)

Robôs foram contruídos por alunos que participam de oficina de robótica na escola Barão de Solimões (Foto: Hosana Morais/G1)

O estudante do segundo ano do ensino médio, Marcos Vinicius, de 18 anos, construiu um robô para participar da competição do sumô, ele conta que embora sejam equipes adversárias em campo, os os estudantes se dão bem. “Sabemos que o prêmio vem para a sala de Altas Habilidades então sempre ajudamos uns aos outros. Mas no dia sempre rola uma provocação, na parte da manhã tem a minha equipe e mais uma que vai competir em Sumô, mas apesar das provocações nada que abala a nossa amizade”, relata o jovem.

O adolescente Mateus Gonçalves, de 16 anos, também participa do projeto e criou juntamente com sua equipe um robô que participará da competição de resgate. “O nosso robô tem que seguir uma linha e fazer o resgate na terceira plataforma. E a gente está se dedicando há um ano para a OBR e para a Infoparty. Queremos sair vencedores esse ano. Através do Infoparty de 2016, eu consegui uma bolsa para estudar mecatrônica, e assim que eu concluir o ensino médio pretendo fazer engenharia de automação e produção”, disse Mateus que participa do projeto há dois anos.

Estudantes estão ansiosos para participar da competição de robótica que será realizada na II edição do Infoparty (Foto: Hosana Morais/G1)Estudantes estão ansiosos para participar da competição de robótica que será realizada na II edição do Infoparty (Foto: Hosana Morais/G1)

Estudantes estão ansiosos para participar da competição de robótica que será realizada na II edição do Infoparty (Foto: Hosana Morais/G1)

A coordenadora explica ainda que os alunos são acompanhados pelo Núcleo de Altas Habilidades (NAS) da Seduc. “Esse projeto é uma iniciativa do NAS e eu já entrei em contato com a secretaria e pedi para irmos a campo para captarmos novos alunos para participar”, finalizou a Lucy Mara.

As competições de robótica irão abrir a II edição do Infoparty na sexta-feira (17). O evento inicia às 14h, as inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Robôs foram construídos por alunos da Oficina de Robótica realizada na Escola Barão de Solimões (Foto: Hosana Morais/G1)Robôs foram construídos por alunos da Oficina de Robótica realizada na Escola Barão de Solimões (Foto: Hosana Morais/G1)

Robôs foram construídos por alunos da Oficina de Robótica realizada na Escola Barão de Solimões (Foto: Hosana Morais/G1)

 

Fonte - G1


Tags

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08