• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Zoo Fest
  • Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Reveillon do Vera
  • Chácara da Sefin
  • Vereadores pedem que toda a população de Ji-Paraná seja vacinada

    Os vereadores Anderson Exceller (SD) e Lincoln Astrê (PP) devem recorrer ao Ministério Público para que a vacinação contra a gripe H1N1 seja estendida para toda a pop...

    Saúde
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 14/04/2016 ÀS 13:04:02

    Vereadores pedem que toda a população de Ji-Paraná seja vacinada

    Os vereadores Anderson Exceller (SD) e Lincoln Astrê (PP) devem recorrer ao Ministério Público para que a vacinação contra a gripe H1N1 seja estendida para toda a população da cidade de Ji-Paraná. No município, a vacinação começou na segunda (11) para imunizar crianças de seis meses a quatro anos, idosos e gestantes, e deve encerrar em 30 de maio.


    De acordo com Anderson Exceller, a doença não está fazendo distinção entre a população residente. “Pessoas adultas estão pegando essa gripe (H1N1). O risco é iminente para todas as pessoas, de qualquer idade, sem distinção. Optamos em fazer com que a União assuma a responsabilidade em garantir esse direito”.   


    Clique para obter Opções


    O início da vacinação (30 de abril) teve que ser antecipada em função de três casos suspeitos da doença terem surgido na cidade. Um dos pacientes morreu e dois ainda estão em observação no Hospital Municipal à espera dos resultados dos exames para confirmação da gripe H1N1. Oito pontos da vacinação foram instalados para atender a população.


    Segundo o Ministério da Saúde, devem ser vacinados os quatro grupos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): gestantes, indígenas, doentes crônicos e trabalhadores de serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento aos pacientes. Além desses, mais três parcelas da população receberão as doses com base nos dados epidemiológicos nacionais: crianças entre 6 meses e 2 anos de vida e adultos de 20 a 39 anos.


    O pedido dos vereadores se baseia no Art. 196 da Constituição Federal que determina que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.


    Para Lincoln Astrê, é um direito de toda a população receber a dose da vacina e um dever do governo federal realizar a vacinação, já que o vírus (influenza) está presente em todos os ambientes. O vereador também defendeu que os órgãos públicos e empresas ofereçam álcool em gel para funcionários e clientes para conter a propagação da doença.   




    Texto: Jairo Ardull


     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08