SEMUSA presta contas em Audiência Pública

Trimestralmente a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (SEMUSA) faz a sua prestação de contas durante uma Audiência Pública realizada na Câmara Mun...

Saúde
2 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 04/12/2015 ÀS 19:52:53

SEMUSA presta contas em Audiência  Pública

Trimestralmente a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (SEMUSA) faz a sua prestação de contas durante uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Ontem (04) foi a vez da apresentação dos números relativos ao 3º Trimestre de 2015.


 


Audiência Pública acontece em obediência à Lei 8.689/93, de acordo com seu artigo 12 que fala que o “Gestor do Sistema Único de Saúde em cada esfera de governo apresentará, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e em audiência pública nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada”.


De acordo com Renato Fuverki, Secretário Municipal de Saúde, o município vem alcançando muitas melhorias para o atendimento aos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e que é exatamente na hora deste tipo de prestação de contas que a sociedade deveria estar presente para constatar onde e de que forma foram empregados os recursos destinados à saúde.


“Lamentamos a ausência da população, dos agentes fiscalizadores, pois convidamos todos, mas infelizmente uma minoria vem. Na hora de cobrar eles só enxergam o que não está bom, mas não vem ver tudo aquilo que deu certo que foi feito no período. É realmente uma pena, assim poderiam constatar os grandes avanços que tivemos nos serviços oferecidos na área da saúde”, explicou Renato.




Os números apresentados são bastante relevantes. Entre alguns deles ressaltamos o atendimento do Hospital Municipal que apenas neste trimestre foram realizados 528 partos, 724 cirurgias e foram realizadas 2.256 internações. Entre as distribuições de medicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Farmácia Básica, foram atendidos 42.976 pacientes. 

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08