Portaljipa
  •  
  •  
  •  
  •  

Roda Hans diagnosticou 14 pessoas com hanseníase em Ji-Paraná

Saúde

POR Paulo Portaljipa EM 09/08/2018 ÀS 15:54:08

Roda Hans diagnosticou 14 pessoas com hanseníase em Ji-Paraná


 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou o número de casos confirmados de hanseníase, diagnosticados durante o mutirão de exames e orientações realizado no início do mês de agosto no município.

Das 194 pessoas que foram atendidas durante o atendimento na Carreta do Projeto Roda Hans, 14 delas receberam o diagnóstico da doença, por meio de exames e consulta médica com dermatologista e especialista em hanseníase.

Segundo a diretora do Centro Especializado Adolfo Rohl, Marcelle Carvalho Gil, essas pessoas já iniciaram o tratamento e receberão atendimento de seis meses a um ano, de acordo com a necessidade. Os medicamentos e orientações são gratuitos.

“O mutirão realizado na Carreta, que ficou estacionada no Ginásio Gerivaldão durante três dias, foi importantíssimo. Temos a certeza de que ajudou na divulgação do trabalho que a Prefeitura já faz. Essa doença é grave, transmissível e tem que ser tratada. Muitas pessoas podem estar transmitindo a hanseníase e não sabem. A transmissão já é interrompida quando o paciente toma a primeira dose da medicação. O diagnostico precoce é importante para que não haja sérios problemas que possam impedir a pessoa de ter uma vida normal”, explicou a diretora.

A Prefeitura de Ji-Paraná oferece atendimento gratuito às pessoas com hanseníase. O Centro Especializado atende pacientes de Ji-Paraná e municípios da Região Central de Rondônia. “Além do acompanhamento com profissionais especializados e medicamentos, fazemos orientações e trabalhos de prevenção contra a doença”, finalizou Marcelle Gil.

As pessoas que tenham alguma mancha esbranquiçada, avermelhada ou amarronzada, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade devem procurar a Unidade de Saúde, que fica ao lado do INSS e Biblioteca Municipal, no centro da cidade. O horário de atendimento é das 7h30 às 13 horas.

 

 

Fonte - Assessoria

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa