• Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Viva Bela Cosméticos
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Auto Escola Norte
  • Expojipa2 019
  • Rede Básica de Saúde de Ji-Paraná é avaliada como uma das melhores de Rondônia

    Saúde
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 25/09/2018 ÀS 15:55:56

    Rede Básica de Saúde de Ji-Paraná é avaliada como uma das melhores de Rondônia

    O Ministério da Saúde divulgou a lista das equipes certificadas pelo 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Ji-Paraná foi avaliada como o município que tem umas das melhores Redes Básicas de Saúde de Rondônia.

    Os técnicos enviados pelo Ministério da Saúde analisaram todo o trabalho das Unidades Básicas de Saúde, em especial as equipes do Programa Saúde da Família. Como incentivo pelo bom trabalho desenvolvido e para continuar melhorando os indicadores, o Governo Federal vai aumentar o repasse em aproximadamente R$ 80 mil por mês para atender às necessidades da atenção básica de saúde.

    O secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, comemorou a boa avaliação e disse que o resultado se deve ao investimento feito desde 2013 em infraestrutura, mobília, equipamentos, mais servidores e organização das Unidades Básicas de Saúde.

    “Os bons resultados demonstram que Ji-Paraná está trabalhando com competência e qualidade. Sabemos que não é fácil. O número de atendimento nas UBS aumentou consideravelmente e apesar dos desafios recebemos elogios dos avaliadores do PMAQ. Isso nos ajuda a fortalecer e reorganizar os trabalhos dessa porta de entrada da saúde que é a atenção primária. O resultado é a evolução no atendimento aos pacientes”, disse o secretário de saúde.

    Para o diretor da Atenção Básica da Semusa, Bruno Cesar, a saúde é o grande desafio das prefeituras. “Por isso, estamos investindo na melhoria gradativa dos serviços de atenção básica de saúde. Só nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná mais que dobrou o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). De 13 passou para 29 equipes que contam com profissionais como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde”, destacou o diretor.

    Para o prefeito municipal, Marcito Pinto (PDT), fortalecer a atenção básica é uma estratégia importante para aumentar a qualidade de vida da população. “Com todo esse avanço, estamos garantindo a diminuição de doenças, o fluxo nos serviços hospitalares e de emergência e os gastos para os cofres públicos”, ressaltou o prefeito.

    Sobre o Programa - O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa visa elevar o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem uma melhora no padrão de qualidade no atendimento.


    -- 
     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08