Prefeitura de Ji-Paraná inicia vacinação de meninos contra o HPV

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná já estão oferecendo a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninos de 12 a 13 ano...

Saúde
2 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 13/01/2017 ÀS 18:13:00

Prefeitura de Ji-Paraná inicia vacinação de meninos contra o HPV

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná já estão oferecendo a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninos de 12 a 13 anos de idade. A estimativa é que três mil adolescentes sejam imunizados este ano.


O Ministério da Saúde passou a realizar a vacinação em meninos como uma estratégia de saúde pública. Anteriormente as vacinas eram disponibilizadas apenas para meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.


Agora, os meninos também devem procurar as unidades básicas de saúde para garantir a imunização contra o câncer. A faixa-etária vai aumentar, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com nove anos até 13 anos. São duas doses da vacina, com intervalo de seis meses.


De acordo com o coordenador da divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Araújo, a vacina contra o HPV tem o objetivo de proteger meninas e meninos, antes do início da vida sexual, contra os principais tipos de câncer: colo do útero, pênis, garganta e ânus.


“A vacinação pretende bloquear a transmissão dos vírus do câncer também nos meninos. São poucos os casos de homens que tem sintomas do HPV, geralmente a doença não se manifesta por sintomas. Nestes casos, ela só é diagnosticada clinicamente. Então a vacina pretende evitar a doença antes mesmo do contato com os vírus causadores da doença”, explicou o coordenador.


Outra vacina que será incluída no calendário vacinal a partir deste ano é a Meningite C. Meninos e meninas de 12 e 13 anos devem receber a imunização. A expectativa é que três mil sejam imunizados em 2017. A faixa etária será ampliada para crianças de nove a 12 anos até 2019.


 


Para receber a vacina contra o HPV e Meningite C , basta procurar a UBS (Posto de Saúde) mais próxima e levar o cartão do SUS. As doses são ministradas gratuitamente.

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08