• Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Zoo Fest
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Reveillon do Vera
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  •  INSIDE
  • Prefeitura de Ji-Paraná fará mutirão de prevenção à hanseníase

    Saúde
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 17/07/2018 ÀS 11:34:07

    Prefeitura de Ji-Paraná fará mutirão de prevenção à hanseníase


         Está marcado para os dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, um mutirão de exames e orientações para prevenção e diagnóstico da hanseníase. As avaliações serão feitas dentro da Carreta do Projeto Roda Hans, do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Ji-Paraná. O veículo ficará três dias estacionado no Ginásio de Esportes Gerivaldão, no centro da cidade.

    A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferecerá o atendimento gratuito com mais de trinta profissionais como médico especialista em hanseníase, clínico geral, dermatologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

                A ação faz parte de uma campanha do Governo Federal que está acontecendo em várias cidades do Brasil, principalmente na Região Norte do País para identificação de casos de hanseníase.

    Em Rondônia o Governo do Estado oferece a logística e os municípios estrutura, equipamentos, materiais e profissionais para que o atendimento seja feito. A carreta tem espaços como laboratórios e consultórios médicos.

    Para organizar esse atendimento, uma triagem será realizada nos dias 26, 27 e 30 de julho, no Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl, em Ji-Paraná. As pessoas que tenham alguma mancha esbranquiçada, avermelhada ou amarronzada, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade devem procurar a Unidade de Saúde, que fica ao lado do INSS e Biblioteca Municipal, no centro da cidade. Cada caso será avaliado e se for necessário, a pessoa será encaminhada para a consulta na carreta. O horário de atendimento da triagem será das 8 horas às 12 horas e das 14horas às 18 horas.

    Segundo a diretora do Centro Especializado Adolfo Rohl, Marcelle Carvalho Gil, os pacientes encaminhados receberão atendimento no laboratório montado no veículo. Os médicos solicitarão exames que serão feitos no mesmo local.

    “O atendimento será completo. A pessoa que for diagnosticada com a doença, já receberá os remédios e sairá da carreta com o tratamento iniciado. O acompanhamento será feito durante seis meses ou um ano conforme a necessidade, no Adolfo Rohl”, explicou a diretora.

    A Prefeitura de Ji-Paraná oferece atendimento gratuito às pessoas com hanseníase. “A carreta é uma maneira de divulgar o trabalho que já fazemos no município. Nosso Centro Especializado atende pacientes daqui e de municípios da Região Central de Rondônia. Além do acompanhamento com profissionais especializados e medicamentos, fazemos orientações e trabalhos de prevenção contra a doença”, finalizou o secretário de saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki.

     



    -- 

     
     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08