Portaljipa
  •  
  •  

Prefeito de Ouro Preto, RO, reassume cargo após Câmara negar licença

O prefeito de Ouro Preto do Oeste (RO), Alex Testoni, reassumiu o cargo nesta quinta-feira (20) após oito meses de afastamento por decisão judicial. Na última semana, o Tribunal d...

Saúde

POR Paulo Portaljipa EM 21/08/2015 ÀS 01:06:41

Prefeito de Ouro Preto, RO, reassume cargo após Câmara negar licença

O prefeito de Ouro Preto do Oeste (RO), Alex Testoni, reassumiu o cargo nesta quinta-feira (20) após oito meses de afastamento por decisão judicial. Na última semana, o Tribunal de Justiça de Rondônia(TJ-RO) autorizou o retorno, no entanto, Testoni pediu licença, que foi negada pela Câmara de Vereadores. Para não renunciar, ele decidiu pela volta.


Alex Testoni estava afastado desde dezembro de 2014 após ser preso durante a Operação Ludus. Após decisão do TJ-RO autorizando o retorno, ele pediu uma licença por tempo indeterminado do cargo para cuidar de assuntos pessoais. "Meus familiares haviam pedido para eu não retornar agora", alega. Por oito votos a um, a solicitação foi negado em sessão extraordinária realizada pela Câmara na quarta-feira (19).


De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edis Farias (SDD), o afastamento atrapalharia a administração do município. "Ele teve que tomar posição ou reassumir de imediato ou renunciar o mandado. A licença neste momento ia causar muita insegurança à administração que passa por dificuldade as trocas", afirma Farias.


Para o prefeito, a volta à prefeitura não vai interferir em nada das investigações. "Neste momento, tenho que focar no mandato. Nada interfere que eu continue. Uma coisa não tem nada a ver com a outra e vou seguir trabalhando até o fim do mandato", afirma.


Sobre as investigações, Testoni garante que é inocente e diz que as denúncias contra ele ainda não foram aceitas pelo TJ-RO. Conforme o prefeito, agora é momento de se dedicar ao mandato. "Estamos fazendo nossa defesa preliminar e esperando se o TJ irá ou não aceitar as denúncias feitas pelo MP. Mas eu tenho fé. Eu confio no Poder Judiciário", finaliza.


Desde o afastamento, a Prefeitura de Ouro Preto era administrada pela vice, Joselita Araújo (PMDB)


Decisão do TJ-RO
Na última semana, o TJ-RO retirou medidas cautelares impostas contra Testoni. Segundo o advogado, Andrey Cavalcante, a defesa conseguiu retirar as medidas contra o prefeito e, por isto, foi possível que ele fosse reempossado no cargo. "Foi retirada a proibição de viajar para o exterior, proibição de frequentar órgãos públicos e também o afastamento da prefeitura do Ouro Preto", explica.


Operação Ludus
Conforme as investigações do MP-RO, uma suposta organização criminosa, formada por agentes políticos e empresários estaria atuando de forma fraudulenta na contratação e execução da construção do Novo Espaço Alternativo, em Porto Velho. A obra está orçada em quase R$ 23 milhões.


Durante a operação, realizada em dezembro de 2014, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão, além de diversas ordens de suspensão de função pública, proibição de acesso a órgãos públicos, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná. Todos os detidos foram encaminhados para presídios da capital.

 

Fonte - G1/RO

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa