Portaljipa
  •  
  •  

População do 2º Distrito de Ji-Paraná recebe Farmácia Básica

Prefeitura de Ji-Paraná investe na Assistência Farmacêutica

Saúde

POR Paulo Portaljipa EM 31/07/2018 ÀS 13:22:27

População do 2º Distrito de Ji-Paraná recebe Farmácia Básica


 Foi implantada em Ji-Paraná mais uma Farmácia Básica, agora no Segundo Distrito da cidade. A Unidade está atendendo a população daquela região com medicamentos de laboratórios considerados referência nacional, previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

Hoje (31), pela manhã, o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, acompanhado dos vereadores Ida Fernandes e Obadias Ferreira, visitou a Farmácia que está funcionando em um prédio anexo a Unidade L1- Maringá, no bairro Nova Brasília. Também participaram da visita a diretora da Central de Abastecimento farmacêutico, Alekssandra Azevedo e diretor da Atenção Básica do município Bruno Cesar.

O objetivo principal da nova instalação é promover a descentralização da Farmácia Básica do Primeiro Distrito e facilitar o acesso para quem mora nos bairros do Segundo Distrito.

“Aqui tem toda a medicação que distribuímos no primeiro distrito. Nossa preocupação é oferecer igualdade de atendimento aos pacientes que moram nas duas regiões. Prova disso é a construção do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que aqui também tenha um pronto socorro. A cidade é muito grande e precisamos investir na saúde pensando em toda a população”, ressaltou o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki.

A Secretaria de Saúde oferece nas duas Farmácias Básicas atendimento personalizado e acompanhamento contínuo, da consulta à farmácia. A intenção é que o paciente não interrompa o tratamento. São distribuídos, em parceria com o Governo Federal, medicamentos que fazem parte de vários programas federais como Hiper Dia, Saúde da Mulher, Colesterol e Osteoporose. A expectativa é atender 14 mil pessoas por mês nas duas unidades

A Prefeitura de Ji-Paraná tem melhorado a assistência farmacêutica desde 2013, quando foi criada a primeira Farmácia Básica do município. Estão sendo investidos uma média de R$1,5 milhão por ano na aquisição de medicamentos.

“A Farmácia Básica é uma conquista para a população de Ji-Paraná. Cada Unidade Básica de Saúde tinha uma pequena farmácia. Quando o Governo Federal criou a Assistência Farmacêutica, a lei foi sendo aprimorada e desde então é necessário um farmacêutico em cada unidade. O município de Ji-Paraná foi evoluindo e investindo em maneiras de atender a legislação”, disse a diretora da Central de Abastecimento farmacêutico, Alekssandra Azevedo.

A farmacêutica Flávia Rebecchi, ressalta que as unidades favorecem a diminuição de custos, a gestão de recursos, a orientação aos pacientes e adequação à legislação sanitária.

“Sem contar que a finalidade da Farmácia Básica é fazer a conclusão do tratamento proposto pelo médico. Quando o paciente vem com a receita, oferecemos orientação e acompanhamento da dosagem. Outra vantagem é o controle correto da qualidade dos remédios distribuídos aqui. O armazenamento é feito de maneira correta. Tudo isso colabora para que o tratamento seja feito da melhor maneira possível para que o paciente tenha bons resultados”, finalizou a farmacêutica.

 




 

Fonte - Assessoria

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa