Parceria com Hospital Sírio Libanês viabiliza especialização para saúde em Ji-Paraná

Aconteceu na manhã de hoje (25) em Ji-Paraná, o lançamento dos cursos em especialização lato senso do Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS), ofereci...

Saúde
4 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 25/11/2015 ÀS 19:48:13

Parceria com Hospital Sírio Libanês viabiliza especialização para saúde em Ji-Paraná

Aconteceu na manhã de hoje (25) em Ji-Paraná, o lançamento dos cursos em especialização lato senso do Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS), oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (SEMUSA). Os cursos têm como foco capacitar profissionais de saúde para o SUS, com o objetivo de fortalecer e consolidar o SUS nas Regiões de Saúde. O IEP/HSL propõe os cursos de Gestão da Clínica nas Redes de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Gestão de Risco e Segurança do Paciente para regiões do País, sendo Região Central de saúde uma dessas regiões e estão sendo sediados pela Secretaria Municipal de Ji-Paraná, com o apoio da I Gerência Regional de Saúde (IGRS) e Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). Cada curso oferta 40 vagas para especializandos, sendo um total de 120, e 10 vagas para facilitadores, todas destinadas aos profissionais de saúde com nível superior, vinculados aos Serviços de Saúde das três esferas de gestão.


A abertura do evento foi realizada em nível nacional, quando Everton Soeiro, coordenador de cursos do IEP/HSL e o superintendente do Hospital Sírio Libanês, Dr. Gonzalo Vecina Neto, se pronunciaram através de vídeo conferência com todas as cidades brasileiras que estão fazendo parte do projeto.


“Esse conjunto de cursos está sendo iniciado em mais de 300 locais no Brasil e são cursos que já temos mais de cinco anos de experiência. Vocês vão passar por um processo de transformação nos próximos 12 meses e esse processo acontecerá de acordo com a forma com vocês vão construir o conhecimento, nada transforma mais o homem do que saber fazer a coisa certa, isso nos faz melhor. E o saber é isso, e nesse caso o conhecimento não será transferido, será criado junto com todos que estão participando destes cursos. A partir deste conhecimento, esses profissionais poderão transformar os locais onde atuam através de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Espero que até o final do ano que vem estejamos todos transformados e galvanizados na transformação do nosso Brasil”, afirmou Dr. Gonzalo.


 


O evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas Ari Saraiva, Secretário Municipal de Governo, representando o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires; Marcos Aurélio Vasquez, representando o Secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel; Ivo da Silva, Gerente da 1ª Gerência Regional de Saúde; Rosângela Silva, representando a UNIJIPA; Dalma da Silveira, Gestora de Aprendizagem do IEP/HSL; e Renato Fuverki, Secretário Municipal de Saúde.



“Pelas instituições envolvidas podemos ter uma noção da importância deste evento e me sinto muito honrado por sermos parceiros na realização destes cursos junto com uma instituição tão renomada como é o Hospital Sírio Libanês. Nós iremos especializar 130 profissionais da saúde em áreas estratégicas, e o resultado disso será, num futuro breve, uma mudança radical nos moldes do atendimento, cuidados, tratamentos e procedimentos administrativos em toda a saúde da nossa região. Peço a todos os privilegiados escolhidos que aproveitem intensamente esses cursos hora oferecidos, pois enquanto muitos se deslocam a outras localidades e pagando valores expressivos para se especializar, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em parceria com todas estas instituições já citadas, trás gratuitamente essa especialização. É uma oportunidade ímpar e que tem que ser aproveitada ao extremo”, ressaltou Renato Fuverki.


Este curso de especialização seguirá até o final de 2016, e os módulos acontecerão mensalmente.


 


 

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08