• Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Odonto Malini
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Expojipa2 019
  • Auto Escola Norte
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Mutirão contra dengue recolhe entulhos em bairro de Ji-Paraná, RO

    Um mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobilizou moradores do Bairro Presidencial , em Ji-Paraná. A ação organizada por secretarias municipais foi iniciada neste...

    Saúde
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 05/02/2017 ÀS 03:54:25

    Mutirão contra dengue recolhe entulhos em bairro de Ji-Paraná, RO

    Um mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobilizou moradores do Bairro Presidencial , em Ji-Paraná. A ação organizada por secretarias municipais foi iniciada neste sábado (4). Caminhões e máquinas passaram recolhendo os entulhos retirados pela própria população dos quintais de casa.


    A ação foi realizada por cerca de 40 pessoas das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambeite (Semeia) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Cinco caminhões caçambas e carros deram apoio no serviço.


    O presidente do Bairro Presidencial, José Herculano, explica que foi feito panfletagem em casas e divulgação em igrejas para orientar as pessoas sobre  a retirada de todo o entulho que tivesse acumulado em casa.


    O morador Divino José da Silva conta que ficou surpreso com a resposta que a população deu e acredita que a ação poderá, sem dúvidas, amenizar os riscos de proliferação do mosquito no bairro.


    "A população respondeu na hora. Quase todas as casas tiveram o entulho retirado. Quando não tem, é porque juntou com o vizinho. Achei muito bonito. Eu vi tanta coisa,  como geladeira, pneu, fogão, televisão, coisa que nem imaginei. Sem dúvida vai diminuir o mosquito", acredita o morador.


    A doméstica Aparecida Santana mora no bairro há décadas e motivou os vizinhos a também fazerem a limpeza nos quintais.


    "Meu quintal quase não tinha coisas, mas meus vizinhos tinha. Já tive dengue antes e sei que se o quintal deles estiver limpo é mais segurança", acredita.


    O diretor da atenção básica, que está no organização da ação, explica que o trabalho não pode ser finalizado neste sábado e que será finalizado no início da semana. Segundo ele, a demanda ultrapassou as expectativas.


    "A ação não acabar neste sábado e isso não é ruim. A população respondeu bem e mesmo com reforços, foi bem maior do que esperávamos. Mas no início da semana voltamos para finalizar",explica o diretor.


    A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre


    A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

     

    Fonte - Pâmela Fernandes

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08