• Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Faculdade UNIJIPA
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Mudanças de temperatura aumentam atendimentos em hospital de Ji-Paraná-RO

    O período das chuvas está começando em Rondônia, época do ano em que é comum haver oscilações nas temperaturas. Em Ji-Paraná (RO), a 370 q...

    Saúde
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 15/09/2016 ÀS 18:03:49

    Mudanças de temperatura aumentam atendimentos em hospital de Ji-Paraná-RO

    O período das chuvas está começando em Rondônia, época do ano em que é comum haver oscilações nas temperaturas. Em Ji-Paraná (RO), a 370 quilômetros de Porto Velho, os atendimentos no Hospital Municipal aumentaram cerca de 30% nas últimas semanas, por causa de problemas respiratórios ocasionados pela mudança no tempo, segundo a direção da unidade. Idosos e crianças são a maioria dos pacientes atendidos com casos de gripes e refriados, dentre outros.


    Segundo a direção do Hospital Municipal, a combinação da frente fria que chegou à região nos últimos dias e o período chuvoso, que se inicia neste mês de setembro, impacta diretamente na saúde das pessoas. Por isso, é comum o aumento dos atendimentos médicos nessa época do ano.


    "Durante o período entre o fim de agosto e começo de setembro, ocorre um aumento significativo dos atendimentos no hospital. Gripes entre outras doenças respiratórias são as mais comuns, em especial em crianças e idosos. Passamos de um calor intenso para o frio e agora a chuva, essas mudanças trazem impactos à saúde das pessoas", disse o diretor da unidade, Antelmo Souza Ferreira.


    O estudante de medicina Felipe Vitorassi, que faz estágio supervisionado no hospital, explica que as mudanças na temperatura e na umidade pode atingir todas as pessoas, no entanto, idosos e crianças tendem a sofrer mais por possuírem imunidade mais baixa do que as pessoas em outras idades. Ele alerta que as mudanças no tempo são perigosas e podem agravar problemas como asma e rinite, além de outras doenças.


    Em contrapartida, com o passar dos dias, o período de chuvas pode ajudar na purificação do ar, contribuindo com a saúde da população. "Em médio prazo, o período chuvoso traz benefícios, pois umedece e torna o ar mais limpo, evitando que partículas de poeira e poluição se proliferem no ar", afirma Felipe.


    Por mais que o período das chuvas favoreça a umidade do ar, os cuidados com a saúde devem permanecer, acredita Felipe, que aproveita para orientar a população sobre algumas precauções.


    "Muitas pessoas só lembram de se hidratarem na época no calor, mas mesmo no tempo chuvoso e com temperaturas mais baixas, temos que tomar em média de dois a três litros de água por dia. Devemos evitar lugares fechados e lavar bem as mãos, sempre que possível", finaliza.

     

    Fonte - G1/]RO

    Fotográfo - Marco Bernardi/G1

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08