Portaljipa
  •  
  •  

Mais de 62 casos e 16 mortes por Influenza A H1N1 são confirmados no AM

Saúde

POR Paulo Portaljipa EM 06/03/2019 ÀS 17:51:57

Mais de 62 casos e 16 mortes por Influenza A H1N1 são confirmados no AM

Foram notificados 276 casos da síndrome gripal no Amazonas. Desses, 62 deram positivo para o Vírus da Influenza A H1N1; e 33 para Vírus Sincicial Respiratório, principal responsável pela bronquiolite em crianças.

Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado nessa segunda-feira pela Fundação de Vigilância em Saúde.

Ainda de acordo com o boletim, 16 pessoas morreram por H1N1 – 12 em Manaus, 2 em Manacapuru, uma em Parintins e outra em Itacoatiara. Também foram registradas mortes por Vírus Sincicial Respiratório, sendo 3 em Manaus e uma em Borba.

Diante dos sintomas de gripe forte, a orientação é procurar uma unidade de saúde perto de casa. As Secretarias estadual e Municipal de Saúde reforçaram suas unidades com o antiviral, toda a rede da capital e do interior está abastecida.

A Prefeitura de Manaus anunciou a ampliação da dispensação do medicamento para 23 unidades básicas de saúde, inclusive as que operam com horário ampliado.

A gripe é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, ao falar, tossir, espirrar e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfície e objetos.

Recomenda-se, entre outras coisas, a lavagem frequente das mãos, o uso de lenços de papel para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; e manter ambientes bem ventilados.

Outros destaques do programa:

- Mais de 200 quilos de pescado foram apreendidos durante a Piracema no Tocantins

- Galo de Manaus homenageia Alceu Valença no sambódromo da cidade

- Operação Carnaval Seguro 2019 da PM do Pará termina nesta quarta-feira

 

Fonte - Das Agências

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa