• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Expojipa2 019
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Chácara da Sefin
  • Viva Bela Cosméticos
  • Ji-Paraná: A luta contra o mosquito Aedes Aegypti continua

    Aconteceu na manhã da última segunda-feira (23) mais uma reunião da equipe que forma o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, transmissor do dengue, chikungunya e zik...

    Saúde
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 23/02/2016 ÀS 15:50:28

    Ji-Paraná: A luta contra o mosquito Aedes Aegypti continua

    Aconteceu na manhã da última segunda-feira (23) mais uma reunião da equipe que forma o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, transmissor do dengue, chikungunya e zika vírus. O comitê é multidisciplinar e é formado por profissionais da SEMUSA (Secretário Municipal e Equipe da Vigilância Epidemiológica- Laboratorial e hospitalar), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), 1ª Gerência de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras (SEMOSP), Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).


    O objetivo do comitê é fomentar as ações de prevenção ao mosquito, sensibilizando a população de forma a contribuir com o combate da proliferação do Aedes Aegypti. Diversas ações estão sendo realizadas em Ji-Paraná para eliminar os focos do mosquito.


    “Na última semana tivemos 132 casos suspeitos de dengue, 12 de chikungunya e 11 de zika vírus. Estamos tendo aumento dessas notificações por conta da maior sensibilidade do atendimento hospitalar que está sendo realizado. Desses, 12 foram confirmados como positivo de dengue e não temos nenhum caso de febre de chikungunya e febre do zika vírus”, salientou Eliana Pereira, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.


    Das 56 mil residências existentes em Ji-Paraná, 30 mil, até o momento, já foram visitadas por um agente de endemias ou por agentes de saúde da família, e receberam orientações quanto aos procedimentos que devem ser adotados para que o mosquito não encontre condições de proliferar.


    Capacitação


    Durante dois dias, 23 e 24 de fevereiro, cerca de 150 pessoas estarão envolvidas em uma capacitação para serem multiplicadores nas escolas públicas municipais, estaduais e escolas particulares. No dia 24, a partir das 14 horas, a capacitação acontecerá no auditório da Representação de Ensino (REM). E no dia 24, também a partir das 14 horas, a capacitação acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).


    “A partir desta capacitação, serão formados nas escolas comitês de combate ao Aedes Aegypti. A ação acontecerá em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Equipes de Saúde da Família. Os grupos a serem formados nas escolas irão sensibilizar tanto a população interna- alunos e direção- quanto à população do entorno escolar”, disse Eliana Pereira.


    Pit Stop


    Integrando o Comitê de Combate ao mosquito Aedes aegypti, a Polícia Militar de Ji-Paraná realizará amanhã (24) de fevereiro, um Pit Stop Contra a Dengue.  Através  de uma abordagem educativa sobre os cuidados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunia, a ação faz parte do plano de contingência de combate e prevenção às doenças.


    O Pit Stop iniciará a partir das 8h, na Avenida Marechal Rondon, em frente ao supermercado Irmãos Gonçalves, no centro do Primeiro Distrito de Ji-Paraná.


     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08