• Auto Escola Norte
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Expojipa2 019
  • Odonto Malini
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Em coletiva Diretor do Hospital Municipal de Ji-Paraná não confirma casos de H1N1

    Casos suspeitos de H1N1 Nos últimos dias foi amplamente divulgado em redes sociais que Ji-Paraná teria casos de H1N1 e que uma pessoa havia falecido por conta da doença. De acord...

    Saúde
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 08/04/2016 ÀS 18:12:17

    Em coletiva Diretor do Hospital Municipal de Ji-Paraná não confirma casos de H1N1

    Casos suspeitos de H1N1


    Nos últimos dias foi amplamente divulgado em redes sociais que Ji-Paraná teria casos de H1N1 e que uma pessoa havia falecido por conta da doença. De acordo com o diretor do Hospital Municipal de Ji-Paraná, Antelmo Ferreira, esta afirmação não é verídica, não procede.


     “Dia 31 de março deu entrada o Hospital Municipal recebeu um paciente com sintomas de síndrome respiratória aguda, o qual passou a ser uma suspeita de H1N1. Então automaticamente nós isolamos este paciente, e em parceria com o Cemetron de Porto Velho, com contatos quase que diários, eles nos passaram todas orientações necessárias para tratamento. Incialmente esse paciente seria encaminhado par Porto Velho, mas eles acharam por bem deixarem ele aqui em Ji-Paraná, recebendo os cuidados aqui, foi iniciado o tratamento, ele evoluiu muito bem. Hoje mesmo já tive contato com ele, está bem, se alimentando. Quanto a paciente que faleceu ontem não podemos afirmar que foi de H1N1, foi coletado exame e encaminhado a Porto Velho, e só teremos resposta nos próximos 40 dias. A família está sendo acompanhada e recebendo todos os cuidados necessários”, explicou Antelmo. 


    O diretor salientou ainda que foram reservados na Clínica Médica do hospital 10 leitos e isolados, para colocar esses paciente sob suspeita de H1N1, para não trazer nenhum risco aos pacientes que frequentam o Hospital Municipal bem como para preservar a equipe que trabalha no local.


    “Está tudo sob controle, não existe motivo de alarde, não existe motivo de desespero e de pânico em Ji-Paraná. Pedimos que venham para o hospital apenas aqueles casos que realmente sejam de urgência e emergência. E não aqueles casos de consulta médica de rotina, esses sigam para os postos de saúde e assim deem tranquilidade a equipe do hospital para que ela possa agir de uma forma mais rápida e intensa nos casos de urgência e emergência, principalmente nesses casos de síndrome respiratória aguda, suspeitas de H1N1”, finalizou Antelmo.


     


     


    SEMUSA inicia vacinação contra H1N1


    A Secretaria Municipal de Ji-Paraná (SEMUSA) iniciará na próxima segunda-feira (11) a vacinação contra H1N1 para os grupos de risco indicados pelo Ministério da Saúde (MS). Desta forma, o período de vacinação está sendo antecipado em três semanas, pois o dia ‘D’ de vacinação no país acontecerá apenas dia 30 de abril.


    De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Eliana Pereira, a vacinação foi antecipada por conta do aumento dos casos de H1N1 registrados nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste e também pelos casos suspeitos registrados no Hospital Municipal nos últimos dias.


    “Não temos nenhum caso confirmado de H1N1 confirmado em Ji-Paraná. Mas como temos casos suspeitos no Hospital Municipal, conseguimos antecipar o início da campanha de vacinação. Mas é muito importante que fique bem claro que o Ministério da Saúde determina que sejam vacinados os idosos, crianças de seis meses a 4 anos, pessoas com comorbidades comprovadas por laudo médico, gestantes, puérperas que são mulheres de até 45 dias pós-parto e profissionais da área da saúde”, reforça Eliana.


     


    Segundo Rafael Araújo, Diretor da Divisão de Imunização, deverão ser vacinadas em Ji-Paraná 25 mil pessoas dentro dessa faixa determinada pelo MS. Ele lembra que esses cidadãos não devem esquecer de levar o cartão de vacinação e as vacinas estarão disponíveis nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS).






     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08