• Materjipa Materiais para Construção
  • Expojipa2 019
  • Auto Escola Norte
  • Chácara da Sefin
  • Viva Bela Cosméticos
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Dia D contra o câncer de próstata reúne dezenas de homens, em RO

    Dezenas de homens compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS), neste sábado (14), para participar do Dia D da campanha Novembro Azul, em Ji-Paraná (RO), munic&ia...

    Saúde
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 15/11/2015 ÀS 14:47:14

    Dia D contra o câncer de próstata reúne dezenas de homens, em RO

    Dezenas de homens compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS), neste sábado (14), para participar do Dia D da campanha Novembro Azul, em Ji-Paraná (RO), município da região central do estado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação foi realizada com objetivo de diagnosticar o câncer de próstata.


    A médica da saúde da família, Arissa de Souza, foi a responsável pelos atendimentos no dia D. Ela acredita que as UBS atenderão mais neste ano do que 2014, quando 1.200 homens foram examinados durante o mês de novembro. "Nós não registramos nenhum caso de câncer de próstata no ano passado e, até agora, nesta UBS, nenhum paciente apresentou alteração. Os homens estão mais conscientes e perdendo a vergonha de vir fazer o exame", contou.


    O Dia D do Novembro Azul também ofereceu aos pacientes testes rápidos de Sífilis, AIDS e Hepatites B e C. Arissa explicou que os médicos adotaram uma estratégia para vencer a timidez dos pacientes.


    "Primeiro, questionamos se há problema ao urinar ou na ereção. Caso a resposta seja positiva, seguimos para o exame de toque. Se o homem não sentir nada, fazemos o exame de sangue, que tem resultado em até uma semana. Se aparecer alguma alteração, o paciente volta para o toque e procedimentos restantes", conta.


    O vaqueiro Imorêncio Lopes dos Santos tem 58 anos e participa pela segunda vez do Dia D. "Não tive nada ano passado e voltei hoje, pois pra mim é melhor fazer o exame e saber que estou bem. Cuido da minha saúde e isso não é vergonha pra ninguém. Pensa só alguém morrer de câncer por vergonha?", advertiu.

     

    Fonte - G1/RO

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08