Dia

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará no período de 15 a 31 de agosto mais uma campanha contra a Poliomieli...

Saúde
2 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 13/08/2015 ÀS 18:49:18

Dia

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará no período de 15 a 31 de agosto mais uma campanha contra a Poliomielite, sendo o próximo sábado (15) o dia nacional de mobilização.


A campanha de vacinação contempla as crianças de 6 meses a 4 anos, sendo no município de Ji-Paraná aproximadamente 8 mil crianças.


Além do sábado dia 15, com vacinação durante todo o dia, a campanha acontecerá até o dia 31 nas salas de vacinação do município. Na oportunidade será avaliada a carteira de vacinação da criança para atualização das demais vacinas, caso alguma dose esteja em atraso.


Local- Salas de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde


Primeiro Distrito- UBS do KM 05 e do Dois de Abril;


Segundo Distrito- UBS São Francisco, UBS Primavera, UBS Nova Brasília, UBS BNH, UBS Exposição e as UBS’s dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina.


Horário de atendimento: Sábado dia D, 15/08 (das 8 às 17 horas );


Seg. à Sexta- 07h30 às 13h00 nas salas de vacinação;


Levar a caderneta de vacinação!


O que é Poliomielite?


Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.


A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.


De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% - considerada um exemplo para o restante do mundo.


No mundo todo, o cenário da doença também melhorou radicalmente. O número de casos da doença em todo o globo caiu 99% desde 1988, passando de 350 mil para 406 notificados em 2013, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 


 

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08