•  INSIDE
  • Viva Bela Cosméticos
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Reveillon do Vera
  • Zoo Fest
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Departamento de Urologia do Hospital de Base realiza primeiro implante de prótese peniana pelo SUS

    O Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, realizou a primeira cirurgia para implantação de prótese peniana para correção de...

    Saúde
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 15/09/2016 ÀS 18:01:04

    Departamento de Urologia do Hospital de Base realiza primeiro implante de prótese peniana pelo SUS

    O Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, realizou a primeira cirurgia para implantação de prótese peniana para correção de disfunção erétil. A cirurgia marca mais um avanço na oferta de tratamento em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.


    O implante foi feito em um paciente de 40 anos, que tinha sequelas devido a um traumatismo raquimedular (TRM), lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos: cervical, dorsal, lombossacro.


    A cirurgia foi realizada pelo médico Cid Scarpa, acompanhado por residentes do Departamento de Urologia do HB. Ele avaliou como um sucesso o resultado da intervenção cirúrgica, e informou que o paciente recebeu alta no dia seguinte.


    De acordo com Cid Scarpa, a cirurgia comprova o avanço do sistema de saúde no estado, fruto de investimentos em infraestrutura física, equipamentos de ponta, capacitação e treinamento de médicos, enfermeiros e equipe técnica.


    Ainda segundo Cid Scarpa, este tipo de procedimento é utilizado em pacientes com problemas de disfunção erétil causados, além de traumas, por sequelas de doenças, como Acidente Cerebral Vascular (AVC), pacientes bariátricos, diabéticos, hipogonadismo – deficiência dos hormônios sexuais que pode resultar em um desenvolvimento defeituoso das características sexuais primárias ou secundárias, pouco desenvolvimento das genitálias, conforme explicou o cirurgião.


    O médico explica que o Departamento de Urologia do HB e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) trabalham com a expectativa de expansão do atendimento a este tipo de implante. “Estamos procurando garantir a todos os pacientes o acesso ao procedimento sem que ele precise recorrer à Justiça”, disse.


    Médico Cid Scarpa diz que a meta da Sesau é expandir a oferta do tratamento

    Médico Cid Scarpa diz que a meta da Sesau é expandir a oferta do tratamento



    O médico destacou que o procedimento traz benefícios não só físicos, mas ajuda na recuperação mental de pacientes que estejam enfrentando o problema. “O implante garante melhoria na qualidade de vida, a recuperação das atividades sexuais e, principalmente, a autoestima”, assegurou.


    SAÚDE DO HOMEM


    Cid Scarpa faz um alerta: o homem, em relação à mulher, não se cuida. Não faz acompanhamento de sua saúde, não tem preocupação com exames que previnem muitas doenças. Mesmo com todas as campanhas, segundo Scarpa, o percentual de homens que vão ao médico com frequência – pelo menos duas vezes ao ano – é muito tímido.


    “Esse tipo de comportamento, em muitos casos, é responsável por diagnósticos tardios de várias doenças que poderiam ser facilmente tratadas se descobertas no início”, alerta Cid Scarpa.




     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08