• Expojipa2 019
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • Agevisa confirma duas mortes por H1N1 em RO; 20 casos são notificados no estado

    Saúde
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 01/04/2019 ÀS 15:35:36

    Agevisa confirma duas mortes por H1N1 em RO; 20 casos são notificados no estado

    Pelo menos 20 casos de H1N1 foram notificados em Rondônia desde o início do ano. Isso é o que diz a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Cerca de 14 desses casos aconteceram em Porto Velho, seis confirmados e duas mortes pela doença registradas na capital, ainda conforme a agência.

    Na manhã desta segunda-feira (1º), o estado recebeu do Ministério da Saúde a primeira remessa de vacina contra gripe.

    Ao todo, 165 mil doses da vacina serão distribuídas aos municípios de um total de 458 mil destinado ao grupo prioritário. Isso significa que a primeira remessa é um terço do que deveria ser enviado ao estado. Porém, o restante da remessa está prevista para ser enviada entre os dias 4 e 5 de abril.

    Também para prevenir o aumento no número de casos da doença, uma campanha de vacinação contra a gripe será iniciada a partir do dia 10 de abril.

    Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 10 de abril em Rondônia.  — Foto: DivulgaçãoCampanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 10 de abril em Rondônia.  — Foto: DivulgaçãoCampanha de vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 10 de abril em Rondônia. — Foto: Divulgação

    "As pessoas têm maior suscetibilidade de adquirir a doença, de transmitirem, de ter complicações dessa doença. Grupos prioritários devem procurar os postos de vacinação a partir do dia 10 de abril. A campanha começa dia 10, mas o Ministério da Saúde antecipou um terço das doses para a gente", disse o secretário de Saúde do estado, Fernando Máximo.

    O grupo prioritário é composto por gestantes, mulheres que deram a luz em até 45 dias, crianças com idades de seis meses a 5 anos, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou portadoras de doenças crônicas, privadas de liberdade, além de profissionais da educação, saúde e do sistema prisional.

    Tratamento e sintomas

    A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

    É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

    O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

     

    Fonte - G1

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08