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  • Últimos capítulos - Cabeceira da ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, recebe asfaltamento

    Política
    5 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 23/10/2020 ÀS 17:35:30

    Últimos capítulos - Cabeceira da ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, recebe asfaltamento

    Uma
    travessia estreita em que o vai e vem de veículos gerava disputa, uma
    série de discussões, riscos e prejuízo de tempo para a população. Essa
    era a realidade para os que transitavam pela antiga ponte sobre o rio
    Urupá, em Ji-Paraná, já que a nova ponte concluída em 2017 não tinha
    cabeceiras.

    Mas
    isso está mudando, o Governo de Rondônia avança na conclusão das
    cabeceiras e na quinta-feira (22) uma delas com extensão de 224 metros,
    já teve o asfaltamento concluído, e a outra parte segue em ritmo
    acelerado. O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, depois de uma
    intensa agenda na região foi conferir in loco o andamento dessa obra na
    RO-135.

    Ao
    todo são 615 metros de obra sendo executada com recurso próprio do
    Governo e com execução direta do Departamento Estadual de Estradas de
    Rodagem e Transportes (DER-RO). Além das cabeceiras que vai permitir o
    trânsito por mão dupla em uma extensão de 150 metros por pouco mais de
    11 metros de largura, a ordem do governador é que paralela a ela seja
    construída uma ciclofaixa.

    O
    caminhoneiro Pedro de Oliveira fala dos desafios da antiga ponte e a
    expectativa de trânsito seguro e ágil com as obras do governo

    Quanto
    mais a obra avança, maior a expectativa da população de colocar fim ao
    sofrimento gerado pela condição da trafegabilidade no local. ‘‘A RO-135
    era muito perigosa nesse trecho, tinha que esperar quem vinha do outro
    lado passar, aí a gente ficava muito tempo parado, esperando liberar a
    pista, muitas vezes já deu até polícia, mas agora quando a gente for
    usar essa com a duplicação ficará bom demais’’, considera o caminhoneiro
    Pedro de Oliveira.

    Maria
    Luiza Priotto que transita pelo local frequentemente com a família
    também reforça essa situação. ‘‘Essa ponte era necessária, pois antes
    era muito ruim, tinha que esperar quem vinha do lado de lá, e nisso
    tinha vezes que dava briga em cima da ponte, pois ninguém queria ceder,
    nem que vinha de um lado e nem do outro, era muito transtorno, mas eu
    creio que agora vai ficar bom’’.

    ‘‘Era
    uma situação precária para passar de um lado para o outro. Muitos não
    tinham paciência de aguardar a vez, queriam invadir, mesmo correndo o
    risco de acidentes, vimos muitas vezes carros topando um com outro em
    cima da ponte, tinha discussões para ver quem passava, mas quando vi a
    obras nas cabeceiras foi muita felicidade, só de imaginar poder passar
    sem ter transtornos’’, conta o auxiliar de serviços gerais, José Elias
    Neto.

    A
    ponte antiga era alvo de muitas discussões, riscos de acidentes e
    prejuízo de tempo, mas no novo planejamento será transformada em
    ciclofaixa


    A
    importância dessa obra também é reconhecida pelo governador. ‘‘Tenho
    acompanhado essa obra desde o início, pois era uma estrutura parada há
    anos, e junto com o Elias Rezende e a equipe do DER, percebendo a
    importância dessa obra, pois só tinha a ponte velha que foi palco de
    vários acidentes, providenciamos as condições para que a população tenha
    o acesso devido, resguardado o direito de ir e vir com segurança’’,
    explica Marcos Rocha.

    Além
    disso, segundo o diretor Elias Rezende, com mão de obra do DER, a obra
    está ocorrendo com agilidade e com baixo custo. ‘‘E é uma obra de muita
    qualidade’’. O governador lembrou ainda que assim como a ponte sobre o
    rio Urupá, o Governo fez um mapeamento de todas as obras inacabadas no
    Estado ou que ainda necessitam ser feitas para que a execução das mesmas
    sejam realizadas conforme a viabilidade do orçamento.

    Ele
    lembrou ainda o esforço que foi feito para tirar Rondônia do déficit
    orçamentário em que o Estado foi entregue a atual gestão em 2019, e da
    alegria de ter alcançado orçamento superavitário em 2020, o que tem dado
    condições de fazer investimentos como esse da ponte em Ji-Paraná.

    AGENDA NA REGIÃO DE JI-PARANÁ

    Depois
    de ter feito uma intensa agenda no Cone Sul na semana passada, esta
    semana o governador está vistoriando obras na região de Ji-Paraná. Além
    das cabeceiras da ponte sobre o rio Urupá, Marcos Rocha também percorreu
    no mesmo dia toda a extensão da RO-470 que liga Ouro Preto do Oeste a
    Vale do Paraíso. No local 36 km estão sendo recuperados.

    Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, vistoria obra das cabeceiras da ponte sobre o rio Urupá

    Ele
    destacou que Rondônia é um Estado em obras, onde a recuperação de
    estradas estaduais é prioridade. Assim também o Rondônia desponta em
    diversos eixos de desenvolvimento.

    É
    triplo A em solidez fiscal, só dois estados do Brasil conquistaram essa
    classificação, isso significa uma economia no azul, um feito diante de
    tantas unidades da federação com a situação financeira precária.

    Essa
    situação econômica privilegiada de Rondônia, segundo o governador, tem
    despertado o interesse de novas indústrias se instalarem com a
    expectativa de gerar milhares de empregos.

    Rondônia
    também é destaque em transparência e está no topo. Além disso, tem o
    sexto melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    (Ideb) do Brasil, e o primeiro da região Norte. Resultados que
    consolidam Rondônia na rota do desenvolvimento.

    ‘‘Estamos
    caminhando muito bem, vencendo as dificuldades, e o importante é que a
    população de bem se una para o nosso desenvolvimento, e todas as obras
    terão seu momento de ser trabalhadas de acordo com a prioridade e o
    orçamento, vamos seguir fazendo a coisa certa e dando a atenção que a
    nossa população merece’’, conclui o governador.

     

    Fonte - Assessores

     
     
     
     
     
     
     
     
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