• Materjipa Materiais para Construção
  • AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • Viva Bela Cosméticos
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • CASA DE ALTO PADRÃO A VENDA EM JI-PARANÁ
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • Mercadão dos Óculos
  • Senador Acir Gurgacz toma posse no Parlamento do Mercosul

    O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) toma posse nesta segunda-feira, 21/09, no Parlamento do Mercosul, em Mondevidéu, no Uruguai. O senador rondoniense leva para o ParlaSul a proposta de fortalecime...

    Política
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 21/09/2015 ÀS 01:01:16

    Senador Acir Gurgacz toma posse no Parlamento do Mercosul

    O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) toma posse nesta segunda-feira, 21/09, no Parlamento do Mercosul, em Mondevidéu, no Uruguai. O senador rondoniense leva para o ParlaSul a proposta de fortalecimento das relações comerciais no bloco, e das exportações do bloco por meio da conclusão de acordos preferenciais com os principais mercados. “A união dos países da América do Sul neste bloco só fará sentido quando estivermos obtendo vantagens competitivas para todos nas relações com os países asiáticos, com a Europa e com os Estados Unidos”.




    Para o senador Acir, se isto não ocorrer, o Mercosul continuará sendo apenas uma união geopolítica e cultural. O senador cita o exemplo do Peru e do Chile, que integram a Aliança do Pacífico e praticam o livre comércio com a China e outros países asiáticos, como Japão e Coréia do Sul. “O Mercosul ainda não conseguiu se organizar internamente para se colocar como um bloco sólido no mercado mundial e este é o nosso principal desafio”, considera Acir.




    A integração da Amazônia e as políticas para a faixa de fronteira são outras preocupações que o senador Acir Gurgacz pretende discutir no Parlamento do Mercosul. “Creio que podemos firmar acordos de cooperação para a segurança e o enfrentamento ao tráfico de drogas nas fronteiras e parcerias para maior integração da Amazônia”, reforça Acir.




    Outra questão que o senador Acir deve tratar é das assimetrias do Mercosul no comércio de carne, leite e trigo entre os países membros, o que tem prejudicado os agricultores brasileiros. Acir já tem atuado no sentido de auxiliar o governo na correção dessas distorções e acredita que o ParlaSul pode ser o foro adequado para tratar desta questão.




    PARLASUL - O parlamento do Mercosul foi constituído em dezembro de 2006, com o objetivo de fortalecer e de aprofundar o processo de integração regional, contemplando os interesses dos Países Membros do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai,  Uruguai e Venezuela.




    O Brasil participa do Parlasul com 37 parlamentares, sendo 27 deputados e 10 senadores com direito a voz, voto e presença em duas comissões, titular em uma e suplente em outra. O funcionamento do Parlasul adota o modelo comum aos parlamentos dos Países membros, com comissões temáticas e sessões plenárias. O Mercosul foi criado em 1991.


     


    Assessoria de Imprensa - 61 3303-2148

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08