Fechar
Popup
 
 
 
 
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Q FOME
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • Viva Bela Cosméticos
  • PSDB declara apoio a Rodrigo Maia para presidência da Câmara

    Política
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 07/01/2019 ÀS 19:42:10

    PSDB declara apoio a Rodrigo Maia para presidência da CâmaraPSDB declarou nesta segunda-feira, 7, seu apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados. A sinalização da legenda já havia sido feita na semana passada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Agora, a confirmação foi feita pelo atual líder da legenda na Casa, o deputado Nilson Leitão (MT). "Maia conduziu de forma equilibrada esse momento complicado no Brasil pós-impeachment", afirmou Leitão ao Estadão/Broadcast.

    Leitão ressaltou que o partido também apoiou a candidatura de Maia na eleição em julho de 2016, após a renúncia de Eduardo Cunha. "O PSDB fez isso durante todo esse período e o apoiou já na primeira eleição. Abriu mão de candidatura própria para isso", disse. O partido elegeu 29 deputados para a nova legislatura.

    Assim, o PSDB passa a ser o sexto partido a apoiar a reeleição de Maia, além do PSL, PRB, PSD, PPS e do próprio DEM, partido do deputado. Tudo indica que o PR também deve declarar apoio nesta semana. Caso isso ocorra, o número total de votos favoráveis à recondução de Maia pode chegar a 215.

    Apesar do possível apoio oficial, o PR tem a candidatura única do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que afirmou que irá concorrer ao pleito. "Se isso acontecer (apoio do PR a Maia), já era algo esperado e eu mantenho minha candidatura de toda forma", afirmou ao Estadão/Broadcast.

    Por outro lado, um novo candidato deve ser adicionado à disputa, o deputado Arthur Lira (PP-AL). O Partido Progressista pode centralizar votos descontentes do acordo entre Maia e o PSL, de Jair Bolsonaro.

    Alguns parlamentares, no entanto, avaliam que Maia não deve ter o apoio total destas bancadas, ressaltando que o voto para a presidência da Câmara é secreto. Outro concorrente na disputa, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), por exemplo, afirma que terá votos substanciais dentro até do próprio PSL. "Estou conversando com a maioria dos deputados e não apenas lideranças. Hoje, eu sou o favorito e já tenho mais de 200 votos", afirma Ramalho.

    Ramalho fez uma visita de cortesia nesta segunda ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). O deputado disse que Bolsonaro garantiu a ele que não irá interferir na disputa da Câmara.

    Enquanto isso, Rodrigo Maia está em campanha pelos Estados nesta semana para angariar mais apoio à sua recondução. No sábado, ele esteve em Goiânia, com o governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM-GO), que afirmou apoiar o colega e que vai trabalhar em prol de sua campanha.

    O deputado deve se encontrar nesta terça, 8, com os parlamentares eleitos pelo Piauí. A reunião será no escritório do governador Wellington Dias (PT), em Teresina. O deputado Assis Carvalho (PT-PI) deve comparecer ao encontro. "Eu vou ouvir o deputado, mas o apoio dependerá da decisão do partido", afirmou Carvalho. Com informações do Estadão Conteúdo. 

     

    Fonte - Das Agências

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08