• Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  •  INSIDE
  • Faculdade UNIJIPA
  • Reveillon do Vera
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Prefeitura de Ji-Paraná e Ulbra firmam parceria para beneficiar produtores

    A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), e o Centro Universitário Luterano do Brasil (Ceulji/Ulbra), firmaram na tarde de ontem (19), um term...

    Política
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 20/04/2016 ÀS 16:05:24

    Prefeitura de Ji-Paraná e Ulbra firmam parceria para beneficiar produtores

    A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), e o Centro Universitário Luterano do Brasil (Ceulji/Ulbra), firmaram na tarde de ontem (19), um termo de parceria permitindo que os serviços de analises de solo, exames de animais, analises de alimentos que são oferecidos pela universidade sejam disponibilizados para os produtores rurais do município com preço subsidiado em 50 %.


    A parceria prevê também a contratação de universitários como estagiários para atuarem nos programas desenvolvidos pela secretaria de agricultura. Estarão envolvidos neste processo os cursos de agronomia, medicina veterinária, biomedicina e biologia que possuem atuação voltada diretamente para o setor rural e também os cursos de Ciências Contábeis e Administração que poderão contribuir com o programa municipal de incentivo às agroindústrias, já que algumas associações de produtores tem dificuldade com a gestão das agroindústrias.


    O termo de cooperação foi assinado pelo Prefeito Municipal Jesualdo Pires (PSB), pelo secretário municipal de agricultura Paulo Sérgio Ribeiro (Paulo da Aprita), pelo coordenador do curso de agronomia, Valter Barbosa, e pelo reitor do Centro Universitário, professor Valmir Miguel de Souza.


    A prefeitura também cedeu ao Curso de Agronomia, a titulo de comodato, um mini-trator com carretilha e aradores e uma roçadeira. Os implementos serão utilizados nas aulas praticas do curso.


    O prefeito Jesualdo Pires ressaltou que a administração municipal tem buscado uma aproximação com as Universidades Publicas e Privadas e também com o Instituto Federal, visando a melhoria nos serviços oferecidos a população. “Hoje temos em andamento programas de estágios que estão beneficiando acadêmicos e também as secretarias de Educação, Saúde, Regularização, Assistência Social e Meio Ambiente”, informou Jesualdo.


    Já o reitor do Ceulji/Ulbra, Valmir Miguel, falou sobre a importância das universidades no desenvolvimento da sociedade como um todo, especialmente pela disseminação de conhecimento em diversas áreas. Valmir lembrou que a Universidade Luterana sempre teve como princípio oferecer uma contrapartida a sociedade onde o Campus está inserido. Ele citou como exemplo as parcerias firmadas com o poder público de Ji-Paraná na área de saúde e também a concessão de 1.173 bolsas de estudos integrais que o Ceulji tem preenchidas e que contribuem para o desenvolvimento de muitas famílias.


    Para o professor Valter Barbosa os alunos ganharam muito com a parceria firmada, pois terão oportunidade de ganhar experiência de mercado e ainda poderão utilizar dos programas desenvolvidos pela Semagri para atividades extracurriculares, atividade complementar e até mesmo para a elaboração dos trabalhos de conclusão dos cursos.


    Segundo o secretário de agricultura de Ji-Paraná, existe um vasto campo de atuação que poderá ser preenchida pela atuação da universidade, especialmente com os  programas de distribuição e aplicação de calcário, o programa de incentivo às agroindústrias com certificação e inspeção municipal, além da capacitação de produtores em segmentos como a produção de leite, peixe e produção de alimentos.


     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08