• Materjipa Materiais para Construção
  •  INSIDE
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Reveillon do Vera
  • Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Prefeito é eleito com apenas dez votos de diferença em Cabixi, RO

    O voto de dez eleitores foi o suficiente para definir as eleições para prefeito em Cabixi (RO), na região do Cone Sul. No último domingo (2), Silvenio de Almeida (PMDB) obt...

    Política
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 04/10/2016 ÀS 20:28:37

    Prefeito é eleito com apenas dez votos de diferença em Cabixi, RO

    O voto de dez eleitores foi o suficiente para definir as eleições para prefeito em Cabixi (RO), na região do Cone Sul. No último domingo (2), Silvenio de Almeida (PMDB) obteve 1.868 votos e foi eleito com 50,13% dos votos válidos. Já o adversário político dele, Chicão (PV), recebeu o voto de 1.858 eleitores, dez a menos do que o primeiro colocado.


    De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 89 eleitores da cidade votaram em branco nas eleições e 193 decidiram anular o voto. Com esse número, a disputa eleitoral entre Chicão e Alvenio ficou acirrada, deixando o primeiro colocado com 50,13% dos votos e o segundo com 49,87%.


    Silvenio, prefeito de Cabixi (Foto: Reprodução/TSE)


    Outro resultado que se destacou nesta eleições foi o de Pimenteiras do Oeste (RO). O candidato Olvindo Luiz Donde (PDT) foi eleito a prefeito com apenas 921 votos, um dos mais baixos para prefeito em Rondônia. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo sendo uma quantidade pequena para se eleger, se comparada a outras cidades de Rondônia, o número é proporcional à população de Pimenteiras, que tem apenas 2.353 eleitores.


    O segundo candidato mais votado foi João Miranda (PMDB). Ele recebeu 756 votos, 165 a menos de que Vino. O índice de abstenção no município chegou a 501 pessoas, o equivalente a 21,29% do eleitorado.


    Veja abaixo quem também foi eleito a prefeito nos municípios do Cone Sul:

    Cabixi
    Por apenas 10 votos a mais que o candidato Gilmar de Carli (PV), conhecido como Chicão, o Silveno de Almeida (PMDB) venceu a disputa eleitoral da cidade. O candidato recebeu 1.868 votos, ou seja, 50,13% do eleitorado.


    Cerejeiras
    O candidato Airton Gomes, do Partido Progressista (PP), foi reeleito com 6.421 votos. O único oponente, Kleber Calisto, recebeu 3.500 votos.


    Mesmo se ultrapassasse Airton, o candidato Kleber não poderia se eleger, pois a candidatura dele está indeferida.


    Mais de 3 mil eleitores cerejeirenses não compareceram às urnas para votaram no último domingo. O índice de abstenção chega a 24,79% do eleitorado. Com o quadro, Cerejeiras foi o 2° município da região com maior número de abstenção, perdendo apenas para Vilhena, que contabilizou mais de 14 mil pessoas, cerca de 25% do eleitorado. 


    Colorado do Oeste
    Professor Ribamar, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleito com 46,44% dos votos do eleitorado do município, número correspondente a 4.519 pessoas.


    São 13.856 eleitores aptos a votarem no município, porém, aproximadamente 22% deles não compareceram às urnas.


    Corumbiara
    Cerca de 2.200 pessoas elegeram Laércio Marchini (PDT) como o novo prefeito de Corumbiara. Com o resultado, o PDT terá dois prefeitos no Cone Sul.


    Chupinguaia
    O município teve o maior número de candidatos a prefeito, com quatro nomes concorrendo: Carlito Alves, do Partido Social Cristão (PSC), Claudete de Castilhos (PP), Sheila Flávia Anselmo Mosso (PV) e Vera Lima, do Partido da República (PR). A eleita foi Drª. Sheila (PV), com 2.004 votos.


    Vilhena
    A candidata mais votada, Rosani Donadon, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), teve mais de 21.356 votos – uma diferença de 4.534 votos em relação ao candidato Eduardo Japonês, do Partido Verde (PV). Porém, como a candidatura de Rosani está indeferida, a situação política da cidade ainda está em aberta.


    Ao G1, a candidata disse que iria recorrer ao TSE para validar a candidatura. Na tarde de segunda-feira (3), a coligação de Eduardo Japonês declarou em nota que irá aguardar a posição do TSE sobre a quantidade de votos válidos.

     

    Fonte - G1/]RO

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08