• Viva Bela Cosméticos
  • Reveillon do Vera
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Faculdade UNIJIPA
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Obra de nova ponte sobre o rio Urupá será licitada em Ji-Paraná, diz DER

    O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) vai abrir licitação em outubro para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Urupá em Ji-Paraná (RO), ...

    Política
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 19/09/2016 ÀS 16:08:19

    Obra de nova ponte sobre o rio Urupá será licitada em Ji-Paraná, diz DER

    O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) vai abrir licitação em outubro para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Urupá em Ji-Paraná (RO), a 370 quilômetros de Porto Velho. A estrutura é o principal acesso para o 3º distrito do município com ligação para a RO-135. A ponte estreita e com apenas uma via dificulta o tráfego no local, segundo moradores. A previsão é que até o começo de 2017 as obras sejam iniciadas. A construção está orçada em cerca de R$ 7 milhões.


    A ponte foi construída há 26 anos. Neste período, o fluxo de veículos aumentou. Sem espaço para trafegar veículos em sentidos opostos, a passagem pelo local tem se tornado um desafio, conforme explica moradores do município.


    O pedreiro Alexandre da Silva precisa passar diariamente de bicicleta pela ponte e conta suas impressões sobre o tráfego no local. "É muito arriscado. A gente passa para ir para o trabalho e o movimento é muito grande", explica.


    Ponte atual não será desativada, mas será exclusiva para passagem de pedrestes e ciclistas (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

    O aposentado Lucio Pires dos Santos conta que todos os dias precisa esperar para atravessar. "É uma ponte com muito movimento e você tem que ficar parado para esperar. Já aconteceu acidentes aqui por causa disso", afirma.


    Segundo o diretor operacional do DER, Marcelo Gurgel, o projeto de construção da nova ponte já está pronto. A próxima etapa será o processo licitatório para escolher a empresa que vai realizar a obra, que deve ocorrer no mês de outubro. "A Supel [Superintendência Estadual de Compras e Licitações] já nos informou que esse processo vai entrar em licitação entre o dia 20 e 25 de outubro", disse.


    Segundo Marcelo, o projeto da nova ponte contempla uma estrutura para veículos motorizados, com duas vias, que somará 90 metros de extensão e quase 12 metros de largura. A obra está orçada em aproximadamente R$ 7,2 milhões. A ponte antiga vai permanecer, mas para passagem exclusiva de pedrestes e ciclistas.


    O diretor acredita que entre o final de 2016 e início de 2017 as obras se iniciem. Após o início da construção da ponte, a empresa responsável terá de oito meses a um ano para finalizar a construção.

     

    Fonte - G1/]RO

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08