• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Reveillon do Vera
  •  INSIDE
  • Viva Bela Cosméticos
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Mesários recebem treinamento para Eleições 2016 em Ji-Paraná

    Mais de mil mesários voluntários, que trabalharão nas eleições municipais de Ji-Paraná, região central do estado, receberam treinamento pelo Tribunal R...

    Política
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 22/09/2016 ÀS 13:51:53

    Mesários recebem treinamento para Eleições 2016 em Ji-Paraná

    Mais de mil mesários voluntários, que trabalharão nas eleições municipais de Ji-Paraná, região central do estado, receberam treinamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta semana. As duas zonas eleitorais dos municípios, a 3ª e 30ª  contam com mais de 80 mil eleitores que devem comparecer às urnas no dia 2 de outubro.


    Durante o treinamento, eles receberam orientações sobre o que pode ou não ser feito, e regras gerais. Também sobre registros fotográficos e midiáticos. Além de compreender na prática como funcionará o reconhecimento biométrico.


    Os treinamentos foram divididos entre as duas zonas eleitorais da cidade e aconteceram em dias alternados. Os mesários que trabalharão na 30ª zona, primeiro distrito da cidade, foram treinados dos dias 12 a 15 de setembro. Já o treinamento dos mesários da 3ª zona, recebem treinamento de terça-feira (20) até a próxima sexta (23).


    A professora Regina Célia Gregório, conta que já trabalhou como mesária em mais de cinco eleições. “Acaba se tornando um dia muito divertido. Encontro amigos que há tempos não via, conheço pessoas novas. Eu realmente gosto de trabalhar nas eleições”, afirma.


    Mesmo com a experiência, ela foi ao treinamento para entender melhor como vai funcionar o processo de identificação biométrica. “Pelo que foi demonstrado pelos técnicos, não é difícil, é só pegar o jeito mesmo. Com certeza será bem mais rápido que do que era antes”, acredita a professora.

    O técnico do TRE, José Felipe da Silva, trabalha nas eleições desde a década de 80. Segundo ele, as mudanças nas regras de campanhas eleitorais e novidades no sistema de eleição prometem agilizar o voto. “Com a novidade da biometria, traz mais segurança para os eleitores e torna o processo ainda mais rápido”, afirma.


    A chefe da  30ª zona eleitoral,  Alessandra Wasilewski Rodrigues de Oliveira, explica que o treinamento acontece dentro da previsão. “A maior novidade para o mesário que vai trabalhar com este eleitor é colher esta identificação. Mas isto é apenas uma questão de adaptação”, afirma.

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08