• Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Jesualdo faz balanço do 1º mandato e elege os principais desafios de 2017

    “Quero continuar priorizando as áreas de educação, saúde e a infraestrutura urbana de nossa cidade. Creio que essas são as principais demandas de qualquer muni...

    Política
    5 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 30/12/2016 ÀS 19:55:03

    Jesualdo faz balanço do 1º mandato e elege os principais desafios de 2017

    “Quero continuar priorizando as áreas de educação, saúde e a infraestrutura urbana de nossa cidade. Creio que essas são as principais demandas de qualquer município. O inicio de 2017 não será fácil, mas acredito numa melhora da economia nacional já a partir do segundo semestre, o que possibilitará um fôlego financeiro maior para os municípios brasileiros. Graças a um planejamento sério de nossa gestão, aqui em Ji-Paraná, iniciaremos o próximo mandato com muitas obras já encaminhadas e com recursos já garantidos, inclusive com várias obras já licitadas. Estou muito otimista com o próximo ano. Acredito que 2017 será muito melhor que 2016. Felizmente o período de retração econômica já está ficando para trás”, avaliou Jesualdo Pires, durante entrevista conduzida pelo jornalista Fábio de Souza, concedida ao grupo SGC de Comunicação, transmitida pela Rádio Alvorada.


    Dentre as obras que deverão ser entregues a população já no primeiro semestre de 2017, o prefeito anunciou uma UPA 24 horas para o segundo distrito, a construção do novo Feirão do Produtor, o Centro de Parto Normal no Hospital Municipal, o Posto de Saúde do Parque de Exposições, a Farmácia Básica do segundo distrito, o Centro de Reabilitação Física e Motora, a escola padrão Mec do bairro União II, construção de uma praça e uma pista de caminhada iluminada nos bairros Alto Alegre e Boa Esperança e ainda a pavimentação asfáltica e por blocos de várias ruas no perímetro urbano. “Todas essas obras já estão em andamento ou já com ordem de serviço assinada. Nossa perspectiva é que fiquem prontas ainda no primeiro semestre. Além disto, temos um planejamento para continuarmos as ampliações e reformas das escolas municipais. Nossa meta é que até o final de 2017, todas as nossas escolas já estejam reestruturadas”, anunciou.


    Ao falar sobre os avanços de sua primeira gestão, Jesualdo disse que houveram melhoras em todas as áreas, apesar de existirem ainda muitos problemas a serem solucionados. Na área de Assistência Social ocorreu uma verdadeira revolução em toda rede de atendimento. Foram mais de R$ 3 milhões investidos na reforma, climatização e mobiliário dos órgãos de assistência social e na construção de uma Instituição de Acolhimento é que referência para todo os Estado. Ji-Paraná também está muito  próximo de zerar o déficit habitacional para pessoas de baixa renda. São quase 3 mil moradias do programa Minha Casa Minha Vida.


    A educação da rede municipal de Ji-Paraná é a melhor do Estado, inclusive com escolas, obtendo notas do Ideb entre as melhores do Brasil. O Instituto Airton Senna concedeu a Ji-Paraná, o título de excelência em educação. Este título foi entre a apenas onze municípios brasileiros. As ampliações realizadas nas escolas, possibilitou uma ampliação de mais de 2 mil novas vagas para 2017. As escolas rurais, além das reformas e ampliações, estão sendo readequadas para as necessidades dos alunos do campo. A prefeitura implantou o programa Educampo, que tem como base, o ensino de alternância com atividades que são desenvolvidas nas propriedades onde residem os alunos.


    A infraestrutura da cidade também obteve avanços. Foram 18 quilômetros de vias recapadas; 83 quilômetros de pavimentação,  15 milhões na aquisição de máquinas e equipamentos para secretaria de obras, uma usina própria para fabricação de asfalto, construção de 48 galerias de concreto, instalação de 46 bueiros com tubos armicos, construção de 12 mil metros de rede de bueiro com vazão simples, dupla e tripla na área urbana, mais de 6 mil metros de obras de drenagens e canalizações, construção das galerias de concreto no perímetro urbano da BR-364, recuperação de mais de 40 mil pontos de iluminação pública, investimentos de mais de 3,8 milhões para ampliação, recuperação da rede de água tratada e substituição de adultoras, duplicação da Meneses filho, construção de quatro novas quadras poliesportiva e a reforma de outras oito quadras esportivas e readequação de seis praças públicas de lazer com parquinhos e equipamentos de material reciclado.


    Para a rede básica de saúde, foram contratados mais de 160 profissionais por concurso público; as equipes de PSF foram ampliadas de 12 para 29 equipes; todos os postos de saúde foram reformados e receberam climatização e novas mobílias e hoje todas as UBS possuem médicos contratados. O Hospital Municipal recebeu diversos equipamentos novos como autoclaves, respiradores mecânicos, inaladores e um arco cirúrgico, foi construída a clínica de imagem equipada com aparelho de tomografia, raio-X digital, raio-X móvel e o ultrassom e desde o inicio deste mês, o HM está realizando as cirurgias ortopédicas para média e baixa complexidade.


    No quesito gestão pública, Ji-Paraná também avançou. O nível de transparência do município aumentou consideravelmente. A avaliação realizada pelo Ministério Público Federal, através do ranking de transparência nacional dos municípios brasileiros, classificou Ji-Paraná com nota 9,4. Já o índice Firjan que avalia a eficiência das administrações públicas em todo o Brasil e funciona como um selo de qualidade para a aplicação e gestão dos recursos públicos, elevou a colocação de Ji-Paraná da posição 1.438º em 2012; para a 30ª posição em 2015.


    Para o prefeito Jesualdo Pires, os números mostram que Ji-Paraná está superando as adversidades com muito planejamento, parcerias com todos os deputados federais e estaduais e o Governo do Estado e, principalmente, com austeridade na gestão dos recursos públicos. “Queremos continuar neste caminho de união de forças em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu Pires.


     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08