• Viva Bela Cosméticos
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Governo estuda cortar 10 dos 39 ministérios, diz ministro /

    O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira (24) que o governo pretende cortar pelo menos 10 ministérios como parte de um pacote de medidas para, segundo Barbosa, au...

    Política
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 24/08/2015 ÀS 16:41:49

    Governo estuda cortar 10 dos 39 ministérios, diz ministro /

    O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira (24) que o governo pretende cortar pelo menos 10 ministérios como parte de um pacote de medidas para, segundo Barbosa, aumentar a "eficiência e a produtividade" do governo. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva realizada após a reunião da coordenação política do governo, em Brasília. Barbosa não disse, porém, quais ministérios serão extintos nem qual a economia que será gerada a partir do corte. Barbosa afirmou que a reforma administrativa deve ser concluída em setembro.


    A chamada reforma administrativa era uma das principais reivindicações de setores da oposição e de partidos da base governista. Atualmente, existem 39 órgãos com status de ministério. Segundo o governo, a administração federal tem 22 mil cargos comissionados. Um projeto de lei tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quer reduzir o número de ministérios para 20.


    Segundo Barbosa, os ministérios que serão cortados ainda não foram definidos. "O governo já fez o mapeamento. Há várias propostas seja por parte do governo, por parte do Congresso e essa iniciativa, para ser bem construída, precisa ser feita dentro de um debate", disse Barbosa.


    O ministro anunciou um total de 5 diretrizes para melhorar a eficiência do governo, sendo a primeira delas o corte de ministérios. As outras são: redução do número de secretarias dentro de ministérios, redução no número de cargos comissionados, continuação do programa de redução das despesas com custeio (racionalizar gastos com serviços de limpeza, manutenção e transporte) e melhoria da gestão do patrimônio da União (imóveis do Estado serão colocados à venda).


    Segundo o ministro, não há metas preestabelecidas para a redução de cargos comissionados. Segundo ele, cada ministério deverá elaborar um planejamento para a diminuição desse tipo.


    "A principal economia desse caso é o aumento de produtividade. Com a melhoria de gestão, diminuição da superposição, com o melhor funcionamento da máquina pública você vai aumentar a produtividade. A gente espera aumentar a produtividade substancialmente no governo porque é uma área que tem potencial para aumentar bastante a produtividade. Assim como entendemos que é vital o aumento da produtividade no setor privado para a sustentar o crescimento, também é vital e mais crucial ainda aumentar a produtividade dentro do governo", disse Barbosa.


    O governo estabeleceu um prazo até 30 de setembro para que as propostas sejam agrupadas e estudadas. Segundo o ministro, as iniciativas exigem procedimentos distintos, como a apresentação de projetos de lei, decretos e portarias.









    Conheça os ministros do 2º mandato do governo de Dilma Rousseff43 fotos


    40 / 43





    MANGABEIRA UNGER - O professor tomou posse como ministro de Assuntos Estratégicos e substituiu o chefe da pasta, Marcelo Neri. Unger já comandou a pasta, entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Unger, 67 anos, é formado em Direito e foi professor na Universidade de Havard. Um de seus alunos foi o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama Leia mais Divulgação










    Veja também


     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08