• Mercadão dos Óculos
  • Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • GIRO RAPIDO LAVA JATO
  • Governo de Rondonia
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • Morena Bonita Salão de Beleza
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • Grelhados Amburgueria
  • Fase Paralímpica começa nesta quinta, em Ji-Paraná; jogos movimentarão 567 paratletas

    A fase estadual Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) começa nesta quinta-feora (25) e segue até domingo (28) em Ji-Paraná. A abertura oficial será...

    Política
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 25/08/2016 ÀS 18:29:40

    Fase Paralímpica começa nesta quinta, em Ji-Paraná; jogos movimentarão 567 paratletas

    A fase estadual Paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) começa nesta quinta-feora (25) e segue até domingo (28) em Ji-Paraná. A abertura oficial será às 19h30, no Ginásio poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), com o desfile das delegações, participação de autoridades e acendimento da pira olímpica. Esta competição é classificatória à fase nacional Paralímpica, de 21 a 26 de novembro, em São Paulo/SP.
     
    Durante os quatro dias de jogos, o Comitê Central Organizador (CCO) estima que pelo menos 700 pessoas estejam envolvidas diretamente na fase Paralímpica, que oferece seis modalidades esportivas, que são: atletismo, natação, bocha, bocha convencional, futsal e tênis de mesa. Os esportes serão praticados nas principais praças esportivas da cidade, como o Gerivaldão, Biancão, Esporte Clube Vera Cruz e quadras poliesportivas das escolas da rede estadual.
     
    As delegações começaram a desembarcar e se instalar em Ji-Paraná na manhã desta quinta. A direção dos jogos espera na cerimônia de abertura a presença de 99 paratletas da regional Centro (Cacoal), 80 da regional Centro-Oeste (Ji-Paraná), outros 21 do Cone Sul (Vilhena), 61 da regional Guaporé (São Francisco do Guaporé), 42 da Mamoré (Guajará-Mirim), 88 da regional Metropolitana (Porto Velho), 18 da Noroeste (Jaru), 64 da Norte (Jaru), 94 da regional Zona da Mata (Rolim de Moura), além de arbitragem, corpo técnico do CCO, representantes do Tribunal de Justiça Desportivo, familiares dos paratletas, convidados, autoridades e imprensa.
     
    A fase Paralímpica do Joer é dividia em duas categorias. A “A” agrupa paratletas na faixa etária de 12 a 17 anos, e a “B” envolve os desportistas com idade superior a 17. Campeã nas Paralimpíadas do ano passado em Porto Velho e sexta colocada na fase nacional em São Paulo/SP, a paratleta Dheniffer de Jesus, da categoria A, pratica o esporte Bocha adaptada há quatro anos.
     
    “Estou pronta para a busca do título de bi-campeã e da classificação para a fase nacional em São Paulo”, anima-se Dheniffer, logo após se instalar em Ji-Paraná, procedente de Jaru e integrante da delegação da regional Noroeste. Jeferson de Oliveira, também de Jaru, vai disputar pódio na natação. “Tenho treinado e estou otimista”, disse o garoto, que vai disputar 25 metros no nado livre.
     
    A realização do Joer é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece). “O evento ocorre pela segunda vez em Ji-Paraná, tem o apoio da Prefeitura Municipal e parcerias com a Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra)”, sublinha o coordenador geral dos Joer, professor Ítalo Aguiar.

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08