Portaljipa
  •  
  •  
  •  
  •  

Expectativa para pedidos de impugnações, governador Daniel preparado para a reeleição, qual o futuro do PT em Rondônia?

Política

POR Paulo Portaljipa EM 15/08/2018 ÀS 15:13:56

Expectativa para pedidos de impugnações, governador Daniel preparado para a reeleição, qual o futuro do PT em Rondônia?

Candidatos – A partir das 19h de hoje (15) teremos a lista dos candidatos a cargos eletivos (majoritários e proporcionais) nas eleições de outubro próximo. É o prazo máximo para registro segundo a Lei Eleitoral. Os pedidos de impugnação poderão ser feitos por um candidato, partido, coligação ou Ministério Público Eleitoral. O prazo final para solicitação de impugnação é o próximo dia 23. Muita “gente boa” ficará de fora.

Inelegíveis – Muitos nomes que foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reivindicando registro de candidatura majoritária ou proporcional serão indeferidos. Inclusive de políticos “de carteirinha” que militam há anos no segmento estão enfrentando problemas. Esta semana o deputado federal e candidato à reeleição, Nilton Capixaba, que preside o diretório do PTB no Estado teve o registro da candidatura negado. Ele publicou nota dizendo que irá recorrer, mas já é uma pedra no caminho da reeleição.

Chuva – Choveu –e ventou– com intensidade em Porto Velho na noite e madrugada de ontem (14) para hoje. A mudança climática certamente contribuirá com a redução no atendimento nos postos e saúde e UPAs da capital a pessoas com problemas respiratórios, a maioria crianças. A pediatria da policlínica Ana Adelaide atende em média 80 crianças e a cada dez, oito apresentam problemas respiratórios/pulmonares. Em grande parte devido às queimadas criminosas. Muitos elogios ao atendimento no Ana Adelaide, que hoje é rápido, objetivo e eficiente.

Candidato? – Comenta-se com constância que o governador Daniel Pereira (PSB) tem planos de concorrer à reeleição. Seria o caso de o senador Acir Gurgacz (PDT), candidato da coligação que agrega o PSB e outros partidos a governador não conseguir manter o registro de sua candidatura, porque foi condenado em segunda instância, mas entrou com embargo infringente para se manter candidato. Daniel diz que não é candidato, que está fora da disputa este ano, mas desde o dia 7 de julho não participa de inauguração de obra pública. A Lei Eleitoral proíbe e diz que é 3 meses antes das eleições. Daniel está precavido ou esperançoso?

PT – A expectativa é grande sobre o futuro político do PT de Rondônia. O diretório estadual optou por coligar com o PDT e outros partidos “fechados” com os pedetistas, mas o diretório nacional anulou a parceria. Como o registro das candidaturas termina hoje (15) às 19h a curiosidade é saber com quem irá o PT de Rondônia. Com Fátima Cleide ao Senado e Paulo Benito a vice de Pimenta de Rondônia (Psol) ou com o PDT e outros coligados tendo o Padre Ton candidato a deputado federal e o deputado estadual e presidente regional do partido, Lazinho da Fetagro buscando a reeleição? Quem viver verá...

Respigo

A Assembleia Legislativa tem sessões ordinárias todas as terças-feiras a partir das 15h e as quartas-feiras com início às 9h. A partir do próximo dia 24 devido ao período eleitoral as sessões ordinárias ocorrerão somente nas terças-feiras às 15h +++ O ex-secretário da Prefeitura de Ji-Paraná, Ari Saraiva, que comandou a implantação do Shopping Cidadão no município é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB. Ari já foi candidato e, apesar de ter conseguido votação expressiva, não se elegeu devido ao voto de legenda +++ Hoje Ji-Paraná tem dois deputados estaduais (Airton Gurgacz-PDT e Laerte Gomes-PSDB), candidatos à reeleição com amplas chances de sucesso. Com colégio eleitoral acima de 103 mil eleitores Ji-Paraná tem condições de ampliar sua bancada na Ale com três ou mais deputados e fortalecer o campo político no legislativo estadual +++ Ariquemes com quase 67 mil eleitores e 4 deputados estaduais na atual legislatura. Tem o dobro de representantes na Casa do Povo na comparação com Ji-Paraná.


 

Fonte - Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa