• Materjipa Materiais para Construção
  •  INSIDE
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Reveillon do Vera
  • Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • Eleições 2018: Resultado começa a ser divulgado após as 19 horas de domingo

    Política
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 07/10/2018 ÀS 16:47:49

    Eleições 2018: Resultado começa a ser divulgado após as 19 horas de domingo

    A apuração dos votos do primeiro turno das eleições de 2018 será divulgada em tempo real neste domingo, dia 7 de outubro, após o fechamento das urnas, às 17 horas.

    À medida que os dados forem liberados para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), no caso da disputa para deputado federal e estadual, senador e governador, e para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no caso da corrida presidencial, eles serão distribuídos para os meios de comunicação e estarão disponíveis em uma página especial no site do TSE para quem quiser acompanhar a contabilização dos votos.

    As pesquisas de boca de urna, feitas no próprio domingo, só poderão ser publicadas após o encerramento da votação. No caso da disputa presidencial, esses dados saem apenas após as 17 horas do Acre, Estado que está duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília.

    Palácio do PlanaltoDireito de imagemAFP
    Image captionResultado do primeiro turno deve sair no próprio domingo

    Os dados oficiais da apuração dos votos para presidente também começarão a ser divulgados apenas após as 19 horas de Brasília. No caso da disputa para governo dos Estados e para presidente, aqueles que não atingirem o percentual mínimo para se eleger no primeiro turno - 50% dos votos válidos mais 1 - passarão ao segundo turno, que será realizado no dia 28 de outubro.

    Em alguns países, a votação já se encerrou nas embaixadas brasileiras. No WhatsApp, circulam imagens que seriam de boletins de urnas da votação na Austrália e no Japão, que mostram o resultado registrado naquela seção específica, ou seja, não de todo o país. Não há nada de ilegal nisso, afirma o TSE: após as 17h do local da votação, o boletim de todas as urnas é impresso e afixado na seção. Mas a contagem final para cada seção e país só será contabilizada e anunciada a partir das 19h de Brasília, quando a votação se encerrar no Acre.

     

    Fonte - Das Agências

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08