• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Educampo de Ji-Paraná recebe reconhecimento da ALE/RO

    Política
    5 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 27/09/2019 ÀS 23:49:55

    Educampo de Ji-Paraná recebe reconhecimento da ALE/RO


     

    O deputado Lazinho da Fetagro (PT) presidiu na última quinta-feira (26), no plenário das deliberações da Assembleia Legislativa, a Sessão Solene para a entrega de Voto de Louvor ao Projeto Educampo, desenvolvido pela rede de ensino do município de Ji-Paraná desde 2016. 

    Além do deputado Lazinho, compuseram a mesa de autoridades a secretária estadual adjunta de Educação (Seduc), Maria da Conceição Alves, a secretária municipal de Educação de Ji-Paraná, Edilane Alves Nogueira, a vereadora de Ji-Paraná, Claudia de Jesus (PT), a coordenadora do projeto Educampo, Janete Araújo Pereira, o vice-presidente da Fetagro, Ernesto Ferreira e o ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, também homenageado. 


    'Fazer o novo, é sempre um grande desafio. Implantar algo diferenciado, sempre enfrenta barreiras. E há ainda muito preconceito com o povo do campo, que quase nunca tem as suas peculiaridades respeitadas. Quase sempre, se pensa em projetos para a cidade e o campo fica para depois. E entre eles, a educação, quase sempre', destacou Lazinho. 


    O deputado disse ainda 'parabenizo a iniciativa do então prefeito Jesualdo Pires, em fazer algo diferente. O povo está cansado da mesmice. Qualquer coisa diferente, com resultados positivos para a população, é muito bem-vinda. Também felicito o atual prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), por ter dado continuidade ao programa'. 


    Lazinho reforçou que, na sua concepção, o êxodo rural é reforçado principalmente pela questão educacional. 'Melhores escolas, um modelo adequado à realidade do campo, levar as condições ideais nas escolas rurais, dão resultados. Sou contra a tal mediação tecnológica e esse projeto Educampo mostra que o profissional da educação, ao lado dos alunos, é fundamental para o êxito no processo de ensino e aprendizagem'. 


    O parlamentar aproveitou para relatar a recente visita que fez à cidade de Sobral (CE), município com as escolas do melhor IDEB do país. 'É muito bom conhecermos esses projetos inovadores e escolhermos os que podem ser aplicados a nossa realidade. Mas, não podemos dizer que tudo está ruim, temos coisas boas, como o Educampo e o trabalho de professores, gestores e os demais profissionais da educação'. 

    Um vídeo com informações sobre o projeto Educampo foi apresentado, destacando a aplicação da 'pedagogia da alternância', onde os alunos deixam de ser apenas receptores do conhecimento, para também produzirem conhecimento, sendo protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. 

     

    Pronunciamentos  - O ex-prefeito Jesualdo Pires fez um relato do início do projeto Educampo. 'A primeira visita que fiz a uma escola rural, quando prefeito, fiquei chocado com as condições de ensino e com a informação de que, alguns professores diziam aos alunos que eles deveriam estudar para sair do campo. Aquilo me impôs um desafio: melhorar a educação no meio rural', disse. Ele afirmou ainda que 'Ji-Paraná tem o melhor IDEB de Rondônia. Temos transporte escolar de qualidade, temos condições de ensino, com escolas estruturadas e aparelhadas'. 


    A adjunta da Seduc disse que, na próxima semana estará em Ji-Paraná, cumprindo agenda de trabalho, e vai aproveitar para conhecer de perto as escolas que integram o projeto Educampo. 'Fui gestora escolar e sei das dificuldades das escolas rurais. O ensino precisa ser diferente, precisa ser adequado à realidade do campo e esse é um desafio da nossa pasta. Precisamos ter essa sensibilidade e olhar com um foco diferenciado'. 


    A vereadora Claudia de Jesus disse que o projeto Educampo 'é grandioso e que deu certo, com um ensino voltado à realidade do campo que se tornou referência em Rondônia. A educação no campo é uma pauta antiga e tenho orgulho de o nosso município se sobressair nesse segmento tão importante. Espero que esse modelo possa ser adotado pelo Governo e ser estendido para outros municípios'. 


    A coordenadora do projeto Educampo, Janete Araújo Pereira, afirmou que 'vemos o crescimento de cada educador, de cada aluno atendido pelo projeto. Hoje, os estudantes não querem mais o sistema tradicional, que não é atrativo. Eles querem inovação, querem um ensino motivador'. 


    A secretária municipal de Educação de Ji-Paraná, Edilane Alves Nogueira, ressaltou que 'é um privilégio estarmos aqui, recebendo essa homenagem. É a prova de que o processo, iniciado em 2013, valeu muito a pena. Trouxemos do 'chão da escola' as experiências e necessidades e o então prefeito Jesualdo Pires nos deu carta branca para agirmos e isso também foi decisivo. O atual prefeito, Marcito Pinto, também deu o mesmo apoio'. 


    Ernesto Ferreira falou sobre o começo do Educampo, na escola no final da Linha 98, que iria ser fechada, mas mudou o formato de trabalhar junto aos alunos e à comunidade. 'É com muito orgulho que hoje falamos daquela escola, que estava para ser fechada, mas a ação do prefeito Jesualdo e de sua equipe, fez uma transformação'. 

     

    Voto de Louvor - Foram homenageadas com o Voto de Louvor as escolas rurais Escola Pérola, Irineu Antônio Dresh, Professor Edson Lopes, Nova Aliança, Bárbara Heliodora, Professor Paulo Freire, com diretores e professores recebendo a homenagem. Também foram contemplados com Voto de Louvor a coordenadora do projeto Educampo, Janete Araújo Pereira, a secretária municipal de Educação de Ji-Paraná, Edilane Alves Nogueira, o presidente da Comissão de Implantação do Projeto Educampo, Renato Eberson de Souza dos Santos, a idealizadora do Projeto Educampo e atualmente servidora do Instituto Federal de Educação (IFRO), Leiva Custódio Pereira e o superintendente do Transporte Escolar, Antônio Marcos Gross dos Santos.

     


    Visualização da imagemVisualização da imagem

    Visualização da imagem

    Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

    Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

     

     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08