Câmara Municipal de Ji-Paraná Informe Legislativo 6ª Sessão Ordinária - Itinerante

Política
10 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 21/03/2018 ÀS 22:30:35

 Câmara Municipal de Ji-Paraná  Informe Legislativo  6ª Sessão Ordinária - Itinerante

Sessão Ordinária

A 6ª Sessão Ordinária (itinerante) de terça-feira, 20 de março de 2018, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM), e secretariada pela vereadora Silvia Cristina (PDT). A sessão foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adão Valdir Lamota, no bairro JK, 2º distrito. Nela, foram discutidos temas de interesse da comunidade e aprovados projetos de lei e requerimentos.

 

Izaias Arnica (PSB)

O vereador Izaias Arnica disse estar feliz por realizar uma sessão da Câmara Municipal de Ji-Paraná no bairro e anunciou um projeto de iluminação para a praça Pastor Joab Valentim de Oliveira no bairro JK. E em requerimento, solicitou uma cobertura da fachada da Escola Adão Lamota para proteção de alunos e professores do sol e da chuva.

 

Requerimentos aprovados

O vereador Izaias Arnica requereu à Prefeitura de Ji-Paraná que realize a instalação de uma cobertura na entrada da Escola Valdir Lamota no bairro JK; recuperação da rua Olinda, entre a rua Maracatiara (T-20) e a rua Cedro (T-23) no bairro JK; recuperação da rua Jacareí, entre a rua Maracatiara (T-20) e a rua Imburana (T-21) no bairro JK.

 

Joaquim Teixeira (MDB)

O vereador Joaquim Teixeira pediu providencias urgentes para o Centro de Municipal de Educação Infantil Olívia de Brito para conter vazamentos. O vereador se pronunciou sobre sua luta em conseguir recursos para construção da praça Pastor Joab Valentim de Oliveira com o deputado estadual Só na Benção (MDB), ressaltando que os moradores dos arredores podem aproveitar o espaço. Ele sugeriu ainda que o vereador Izaias Arnica, junto ao deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), coloque uma pista de caminhada para servir aos moradores do bairro Alto Alegre.

 

Requerimentos aprovados

A instalação de academia ao ar livre na Praça Pastor Joab Valentim de Oliveira do bairro Alto Alegre; pavimentação da rua Limeira, em toda sua extensão no bairro JK; pavimentação da rua Guarulhos, entre a rua Cedro e rua Castanheira, bairro JK; implantação de unidade básica de saúde para o bairro Alto Alegre e reforma do Centro Municipal de Educação Infantil Olivia Heiderich de Brito, constam dos requerimentos aprovados em plenário de autoria do vereador Joaquim Teixeira (MDB).

 

Edilson Vieira (MDB)

O vereador Edilson Vieira (MDB) usou a tribuna da CMJP para relembrar que no sábado pela manhã, o município amanheceu com vários pontos de alagamentos. Ele também pediu que a população ajude a cuidar dos igarapés, evitando jogar restos de eletrodomésticos e outros objetos. O vereador frisou que na rua Fernandão houve (bairro Dom Bosco, 2º distrito) bastante estragos. Edilson Vieira disse que já solicitou a recuperação das vias à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

 

Rotatória na Marechal Rondon

Em seu pronunciamento, o vereador afirmou que a rotatória instalada para veículos na avenida Marechal Rondon com a rua João dos Santos Filho, no bairro 2 de Abril foi feita de forma inadequada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Ele frisou que é preciso rever o projeto para evitar que acidentes fatais venham a ocorrer.

Requerimentos aprovados

O vereador Edilson Vieira apresentou requerimentos solicitando a pavimentação da rua Boa Vista, em toda sua extensão; pavimentação da rua João Batista Neto, trecho entre avenida Governador Jorge Teixeira e rua Amapá no bairro Valparaíso; e recuperação da rua Belém, trechos entre a rua José Eduardo Vieira e rua Caucheiro nos bairros São Francisco e Valparaíso.

 

Silvia Cristina (PDT)

A vereadora Silvia Cristina (PDT) lamentou a continuidade da greve dos professores estaduais que, na última terça-feira (20), completou trinta dias e que, até agora, nada foi resolvido. De acordo com a vereadora, é de suma importância que o governo estadual volte a negociar e valorize os professores.

 

Dia Internacional da Síndrome de Down

Sobre a passagem do Dia Internacional das pessoas com Sindrome de Down (21), Silvia Cristina se disse decepcionada com o fato de uma desembargadora no Rio de Janeiro criticar pessoas com Down.

 

Requerimentos aprovados

A vereadora Silvia Cristina solicitou e a CMJP aprovou o pedido de iluminação pública na frente da Escola Municipal Jandinei Cella, na rua Santa Isabel e solução de atoleiro na rua Chico Mendes no bairro Parque São Pedro; ampliação dos dias de atendimentos do Feirão do Produtor de terça-feira a domingo; instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) na avenida Edson Lima do Nascimento, entre a rua Mogno (T-19) e rua Maracatiara (T-20); pavimentação da rua Equador, em toda sua extensão no bairro Jardim São Cristóvão; reparo da avenida JK, entre a rua 22 de Novembro e rua 15 de Novembro no bairro Casa Preta; espaço do idoso para realizar atividades físicas e socioeducativas para a terceira idade no bairro São Bernardo.

 

Du Galdino (PSDB)

Da tribuna, o vereador Du Galdino (PSDB) garantiu que fiscaliza a aplicação de recursos para pavimentação da rua Avenca, no bairro Santiago, 2º distrito, com emenda do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) pela Prefeitura de Ji-Paraná. Segundo o vereador, recursos de 150 mil reais estão na conta da prefeitura para executar a obra. Du Galdino previu que a pavimentação deve ocorrer até o fim de 2018.

 

Marcelo Lemos (PSD)

O vereador Marcelo Lemos, ao usar a tribuna da CMJP, tratou da apresentação do requerimento à Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) para que oriente médicos da rede pública de saúde a emitir receitas utilizando o computador para facilitar à compreensão de pacientes e farmacêuticos.


Requerimentos aprovados

O vereador Marcelo Lemos requereu, após deliberação em plenário, que a Secretaria Municipal de Saúde oriente os profissionais médicos do Hospital Municipal e da rede básica para impressão das receitas para facilitar a leitura pelos farmacêuticos; recuperação da rua 6 de Maio, no trecho da avenida Transcontinental até a rua Fernandão, no bairro Dom Bosco e recuperação da rua Monte Castelo, no trecho entre avenida Marechal Rondon até a rua Rio Amazonas.

 

Ida Fernandes (PV)

As instalações de placas para estacionamentos preferenciais de pessoas com deficiências físicas e idosas na área revitalizada pela Prefeitura de Ji-Paraná na rua Martins Costa foi protocolada pela vereadora Ida Fernandes (PV).


Requerimentos aprovados

A vereadora requereu a pavimentação asfáltica na rua Porto Alegre (K-4), entre a rua Joaquim Francisco de Oliveira (T-24) e rua Manoel Pinheiro Machado (T-26) no bairro Nossa Senhora de Fátima; acessibilidade nos canteiros onde tem faixa de pedestre na avenida Marechal Rondon, em toda sua extensão; instalação de redutor de velocidade na rua Mogno, entre a rua Sena Madureira e rua Brasiléia no bairro Mário Andreazza.


Edivaldo Gomes (PSB)

O vereador afirmou que as obras dos residenciais Moradora Melhor I e II estão paralisadas e que o fato pode afetar a entrega das unidades habitacionais. De acordo com Edivaldo Gomes, ainda não se sabe o que fazer com os dejetos fecais e que as 1400 famílias que vão ocupar os apartamentos ainda não têm escolas para os filhos. Gomes sugeriu a formação de uma comissão de vereadores para fiscalizar a obra para que mais erros na execução não ocorreram.

 

Requerimentos aprovados

Edivaldo Gomes requereu melhores condições de trabalho aos funcionários do Cemitério da Saudade, no 2º distrito, e iluminação no trecho do final do bairro Habitar Brasil até o bairro Parque Brasil.

Ademilson  Procópio (PTB)

Requerimentos aprovados

O vereador Ademilson apresentou requerimentos solicitando recuperação da malha asfáltica da avenida Rita Carneiro Rios, em toda sua extensão no bairro Novo Ji-Paraná; recuperação da malha asfáltica da rua Antônio Meronho, em toda sua extensão no bairro São Bernardo; recuperação das ruas Tiradentes, São Paulo, Ji-Paraná e Mamoré, entre Vitória Régia e Antônio Meronho no bairro São Bernardo e asfaltamento da rua dos Estudantes, em toda sua extensão no bairro Dom Bosco.

Cláudia de Jesus (PT)

Requerimentos aprovados

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) requereu, após deliberação em plenário, a recuperação da rua Piauí no bairro Santiago; recuperação da rua Jasmim, início na rua Piauí, bairro Santiago até a avenida Castelo Branco, bairro Jardim Presidencial; recuperação asfáltica da rua dos Cravos, em frente à Unidade Básica de Saúde do km 5, bairro Santiago; recuperação da rua Presidente Geisel, com início na rua Jasmim, bairro Santiago seguindo até o bairro Copas Verdes; recuperação da rua dos Cravos, com início na rua Mato Grosso, bairro Santiago; solicitou com máxima urgência o paliativo da rua Rondônia, entre os bairros Planaltos e Jardim Presidencial, e após o período chuvoso que seja concluído a pavimentação asfáltica; recuperação da rua Monteiro Lobato, entre as ruas Cedro e Manoel Pinheiro Machado, bairro Boa Esperança; recuperação da rua Rio Grande do Sul, entre as ruas Cedro e Manoel Pinheiro Machado no bairro Boa Esperança; construção de quadra esportiva coberta, com banheiros, água encanada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental – EMEIEF Adão Valdir Lamota, localizada na rua Guarulhos c/ T-23 e a reativação do Programa Calcário para o Campo sob a Lei 2742/2014 e construção de uma Nova Ponte na Linha 102 sobre o rio Riachuelo – Setor Riachuelo; que seja realizado com a máxima urgência paliativo na ponte sobre o rio Riachuelo, Linha 102 – Setor Riachuelo.

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovados

O vereador Odadias Ferreira (DEM) solicitou que a Prefeitura de Ji-Paraná realize o bloqueteamento da rua dos Profetas, entre Estrada Velha (antiga BR-364) e rua Xapuri no bairro Valparaíso; troca de lâmpadas da rua Xapuri, em frente ao nº. 399, no bairro Primavera; bloqueteamento da rua Progresso, em toda sua extensão no bairro Primavera.

Lorenil Gomes (PTB)

Requerimentos aprovados

O vereador Lorenil Gomes (PTB) requereu que a sessão ordinária itinerante seja realizada nas dependências da Escola de Ensino Fundamental e Médio Marcos Bispo da Silva.

Affonso Cândido (DEM)

Requerimentos aprovados

O pedido para poda de árvores ao longo da avenida Ji-Paraná, no bairro Urupá e retirada de árvore localizada na avenida 2 de Abril, no trecho entre a avenida Monte Castelo e rua Rio Branco no Bairro 2 de Abril, constam dos requerimentos aprovados na sessão ordinária itinerante de terça-feira (20). 

Jhony Paixão (PRB)

Requerimentos aprovados

O vereador Jhony Paixão solicitou a limpeza da rua Alagoas, desde a rua Topázio até o fim, no bairro Boa Esperança; colocação de meio-fio na rua Francisco Benites Lopes, em toda sua extensão no bairro Jardim Aurélio Bernardi; patrolamento e encascalhamento da rua Taraucá, desde a rua Raimundo José da Silva até o fim no bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Plácido de Castro, entre a rua Raimundo José da Silva e a rua Progresso, próximo à Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Aurélio Bernardi, entre a avenida Guanabara e rua Campo Grande no bairro Valparaíso; reposição de lâmpada na rua João Batista Figueiredo, em frente ao nº 294, no bairro Santiago e patrolamento e encascalhamento da rua Itaúna, em toda sua extensão no bairro Primavera.

Projetos aprovados em votação única

- Projeto de Lei nº 3730/2018 (2794 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar ‘Cessão de uso de prédio público’ à entidade de obras sociais da Paróquia São José, e dá outras providências”.

Projetos aprovados em segunda votação

- Projeto de Lei nº 3728 (2792 de origem) que “Dispõe sobre reajuste salarial dos professores (Níveis I e II) e Especialistas Educacionais (Nível I) do município de Ji-Paraná, e dá outras providências.

- Projeto de Lei nº 3729/2018 (2793 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ji-Paraná, e dá outras providências.

 



-- 

Departamento de Comunicação  

Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP)

(69) 3416-6509

 

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08