• Materjipa Materiais para Construção
  • Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Viva Bela Cosméticos
  • Reveillon do Vera
  •  INSIDE
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Câmara Municipal de Ji-Paraná - Informe Legislativo da 2ª Sessão Ordinária

    Sessão A 2ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (20), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretar...

    Política
    9 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 22/02/2017 ÀS 18:02:45

    Câmara Municipal de Ji-Paraná - Informe Legislativo da 2ª Sessão Ordinária

    Sessão


    A 2ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (20), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas. A Sessão contou com a presença do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e da secretaria adjunta de Agricultura, Mary Braganhol.


     


    Prefeito


    Jesualdo Pires (PSB) reafirmou seu compromisso com a Casa Legislativa, pelo respeito que tem pelos vereadores, e disse que a população está bem representada. O prefeito ressaltou a importância dos vereadores no município, pois são aqueles que recebem as demandas do dia a dia e buscam alternativas, trazendo recursos para o município. “A política só tem um objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que nos elegeram”, afirmou.


     


    Rondônia Rural Show


    Mary Braganhol falou do grande empenho que o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani tem feito para divulgar a Rondônia Rural Show, que é uma feira de tecnologia e oportunidade de negócios voltados ao agronegócio do estado e que acontecerá de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná. Ela agradeceu a prefeitura e os vereadores pela área exclusiva para a realização da feira.


     


    Obras


    O vereador Clodoaldo Cardoso (PR) agradeceu o secretário municipal de Obras, Milton Félix Macedo que tem atendido suas reivindicações como, por exemplo, recuperações da ponte da Linha 98 e da rua das Flores, no bairro São Francisco.


     


    Loteamentos


    O vereador Lorenil Gomes (PTB) falou na tribuna que participou de uma reunião nos conjuntos habitacionais Milão e Nova Veneza, onde mais 300 luminárias estão queimadas. O vereador alertou que os próximos loteamentos deverão ter pavimentação e iluminações bem feitas para que o prejuízo não sobre para a administração municipal.


     


    Cuidadores


    Lorenil Gomes (PTB) mais uma vez ressaltou sobre a falta de cuidadores de crianças com necessidades especiais nas escolas estaduais. Desde a semana passada, o vereador vem cobrando uma solução e disse que até agora nada foi feito para resolver o problema.


     


    Residenciais


    O vereador teve aprovado o requerimento pedindo a reposição de luminárias nos Residenciais Milão e Veneza.


     


    Hospital Regional


    A vereadora Silvia Cristina (PDT) ressaltou na tribuna o trabalho que ela e as vereadoras Ida Fernandes (PV)e Claudia de Jesus (PT) estão fazendo para conseguir implantar o Hospital Regional em Ji-Paraná (HR). Na última semana, elas protocolaram ofícios na Assembleia Legislativa solicitando apoio e Silvia Cristina (PDT) esteve em Brasília, onde fez mobilizações nos gabinetes dos deputados federais e senadores para que se sensibilizem e também apoiem está causa.


     


    Banco de Leite


    Silvia Cristina reforçou sobre a sua luta para que seja implantado o Banco de Leite no município de Ji-Paraná.


     


    Data Importante


    A vereadora lembrou na tribuna que na próxima sexta-feira (24) completa 85 anos que as mulheres conquistaram o direito de votar. Silvia Cristina (PDT), que é presidente estadual do Ação da Mulher Trabalhista (AMT), órgão que congrega as mulheres do PDT, comentou sobre a importância da mulher na política.


     


    PEC


    A vereadora Claudia de Jesus (PT) convidou todos para participar da Audiência Pública para tratar dos assuntos referentes à PEC 287 - sobre a Reforma da Previdência, que acontecerá na próxima sexta-feira (24), a partir das 14 horas, no plenário da Câmara. O evento é de autoria dela e dos vereadores Ida Fernandes (PV), Silvia Cristina (PDT), Ademilson Procópio (PTB), Marcelo Lemos (PSD), Clodoaldo Cardoso (PR) e Jhony Paixão (PRB).


     


    Saúde


    Claudia de Jesus (PT) também falou sobre a importância da implantação do Hospital Regional no município, que é uma luta da população.


     


    Agradecimento  


    A vereadora agradeceu o deputado estadual Lazinho, que atendeu a sua solicitação a respeito de um esgoto aberto no presídio Agenor Martins de Carvalho e já cobrou uma solução; e a secretária municipal de Educação, Leiva Custódio por resolver o problema do ônibus escolar na zona rural.


     


    Falta de Professores


    Claudia de Jesus (PT) lamentou a falta de professores na rede estadual e disse que também levou este problema ao deputado estadual Lazinho.


     


    Novo Ji-Paraná


    O vereador Du Galdino (PSDB) informou que esteve ontem no Novo Ji-Paraná, onde foi feito o asfalto, agradeceu o Poder Executivo, e cobrou a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Ji-Paraná (AMT) para que faça imediatamente a sinalização das ruas do local.


     


    Segurança


    O vereador Jhony Paixão (PRB) disse que ontem esteve com Florisvaldo Alves, secretário estadual de Educação, onde relatou a problemática da insegurança em algumas escolas. “Na reunião ficou definido que a Polícia Militar intensificará o policiamento, visando oferecer mais segurança aos alunos, professores e profissionais da Educação.


     


    Central de Atendimento


    Jhony Paixão (PRB) comentou que em reunião com o prefeito Jesualdo Pires apresentou o projeto Central de Atendimento, que visa atender toda região dando assistência nos órgãos públicos e Hospital Municipal.


     


    Colégio Militar


    O vereador destacou que conversou, também, com Florisvaldo Alves sobre o Colégio Militar, que tem o apoio do prefeito Jesualdo Pires.


     


    Sinalização


    Jhony Paixão (PRB) teve aprovado o requerimento solicitando a sinalização horizontal e vertical com semáforo na avenida Das Seringueiras (T-14), esquina com a Linha 94.


     


    Reivindicações


    Isaias Arnica (PSB) agradeceu os secretários municipais que tem atendido seus pedidos, que são feitos baseados nas reivindicações da população. Agradeceu o secretário de Obras, Milton Félix que atendeu a sua reivindicação e fez a abertura da rua Projetada 3, que liga as ruas Porto Velho a Porto Rico, no bairro Boa Esperança.


     


    Pavimentação e Canalização


    Na Sessão foi aprovado os requerimentos do vereador Isaias Arnica (PSB) pedindo pavimentação com drenagem na rua Pavão, entre as ruas Castanheira (T-22) e Cedro (T-23), no bairro JK; Canalização, recuperação e bloqueteamento da rua José Eduardo Vieira (T-05), entre avenida Guanabara (K-03) e rua Belém (K-01) no bairro São Francisco; Bloqueteamento da rua Paulo Leivas Macalão, no bairro JK, 2º Distrito.


     


    Tribuna


    Joaquim Teixeira (PMDB) também falou da importância da segurança nas escolas, do excelente trabalho que o governador Confúcio Moura tem feito no município de Ji-Paraná, da assinatura da ordem de serviço da nova ponte sobre o rio Urupá e da Rondônia Rural Show, que contribui com a economia local.


     


    UBS, Patrolamento e Praça


    O vereador teve aprovado os requerimentos solicitando Unidade Básica de Saúde (UBS) para o Bairro Alto Alegre; Patrolamento da rua Colorado do Oeste, entre avenida Das Seringueiras (T-14) e rua Caucheiro (T-15); Patrolamento e cascalhamento na Linha Universo I e II, zona rural; e Praça de lazer para o Bairro Habitar Brasil.


     


    Recuperações e Abrigo


    Marcelo Lemos (PSD) teve aprovado os requerimentos pedindo as recuperações das ruas Antônio Lázaro de Moura no bairro Presidencial e Campo Grande (K2), no bairro São Francisco; e Implantações de abrigos para ponto de ônibus nas rua Curitiba, entre rua Rio Branco (T-16) e Caucheiro (T-15); e Cedro (T-23), esquina com rua Curitiba, no bairro Nova Brasília.


     


    Melhorias


    Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado o requerimento pedindo a pavimentação asfáltica e sinalização da rua Brasiléia, no trecho entre asruas Caucheiro e Das Seringueiras, no bairro BNH; Aberturas da avenida 06 de Maio, no bairro Dom Bosco, no trecho entre as ruas dos Acadêmicos e Rio Tocantins; e da rua Campo Grande, trecho entre ruas Aurélio Bernadi e Das Seringueiras, no bairro Valparaíso; Pavimentação e sinalização da rua Aripuanã, no bairro Dom Bosco;


     


    Pavimentação e Balanços Especiais


    Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando pavimentação asfáltica na rua Porto Alegre (K-04), entre ruas Cedro (T-23) e Manoel Pinheiro Machado (T-26), no bairro Nossa Senhora de Fátima; e Instalação de balanços especiais para deficientes físicos nas praças do município de Ji-Paraná.


     


    Benefícios


    Welinton Fonseca (Negão filho do Isaú)  (PR) teve aprovado os requerimentos pedindo bloqueteamento da rua Dr. Osvaldo até o bairro Duque de Caxias, no bairro Duque de Caxias; Levantamento de todas as áreas que pertencem ao município em todos os condomínios de Ji-Paraná; e Pavimentação asfáltica da rua Sena Madureira, entre as ruas Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, nas laterais do Shopping IG, no bairro Nova Brasília, 2° Distrito.


     


    PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA


    - Projeto de Lei nº 3584/2017 (2680 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) para repasse de recursos financeiros, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3588/2017 (2681 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3589/2017 (2682 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3590/2017 (2683 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3591/2017 (2684 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3592/2017 (2685 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3593/2017 (2686 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei nº 3594/2017 (2687 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei n° 3595/2017 (2688 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, com interveniência da Polícia Militar de Rondônia e dá outras providências”.


     - Projeto de Lei n° 3587/2017, que “Declara de Utilidade Pública o Instituto Padre Ezequiel Ramin de Ji-Paraná, Rondônia (IPER)”. O projeto é de autoria da vereadora Claudia de Jesus (PT). 

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08