• Faculdade UNIJIPA
  • Chácara da Sefin
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Audiência sobre Mobilidade Urbana ouve sugestões da comunidade

    A Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) promoveu nesta segunda-feira (28), a partir das 19h30, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para debater com a comunidade o &l...

    Política
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 29/09/2015 ÀS 15:56:42

    Audiência sobre Mobilidade Urbana ouve sugestões da comunidade

    A Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) promoveu nesta segunda-feira (28), a partir das 19h30, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para debater com a comunidade o “Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Ji-Paraná”, que se tornou obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes a partir da promulgação da Lei Federal 12.587, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A arquiteta e urbanista Cláudia Donadel conduziu a apresentação, expondo dados importantes e atuais a respeito deste tema que envolve a todos os habitantes da cidade, pois  todos se deslocam de alguma forma no ambiente urbano.


    Gerado a partir de quatro eixos (Malha viária; Transporte de pessoas e cargas; Segurança; e Educação e leis no trânsito), este Plano agora apreciará algumas das sugestões apresentadas como as colocadas por Milton Crevelaro, que falou em nome do comércio ji-paranaense. Ele defendeu, por exemplo, na avenida Brasil seja adotado  o conhecido sistema rotativo da Zona Azul, que estabelece tempo determinado para o estacionamento de veículos. Já o médico João Durval, que participou de 10 a 12 de setembro, do 11º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, realizado em Gramado (RS), sugeriu que a avenida Maringá é que deveria receber o fluxo de ônibus, táxis e moto-táxis, deixando a avenida Brasil somente para os veículos particulares. Ele também destacou a construção de rotatórias pela cidade, solução adotada com sucesso em muitas cidades e até na vizinha Ouro Preto do Oeste.


    O professor Edisio Barroso, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceuji/Ulbra destacou a acessibilidade como um dos itens mais importantes a ser observados em um plano de Mobilidade Urbana. Ele sugeriu a produção por parte dos seus acadêmicos uma cartilha para a população orientando sobre este tema. Sugeriu também a implantação do Bilhete Único, que permita ao cidadão andar por toda a cidade pagando uma só passagem de ônibus e, ainda, ressaltou a importância da educação para o trânsito nos ambientes escolares.


    O vereador Edvaldo Gomes lembrou que a prefeitura tem feito grande esforço para subsidiar a passagem de estudantes, aumentando bastante a oferta de vales-transporte a eles na área urbana, que hoje é de 25 mil vales por mês. Ele frisou que é, de fato, é preciso ampliar as linhas de ônibus nos bairros da cidade e também o subsídio do transporte dos idosos.


    A vereadora Márcia Regina reiterou que a adoção dos semáforos diminui em até 50% o índice de acidentes e que as rotatórias são uma solução muito boa devendo, portanto,  ser muito consideradas no Plano de Mobilidade Urbana. Ela lembrou ainda da importância das calçadas serem mais arborizadas, para propiciar que as pessoas andem mais a pé pela cidade.


    Em resposta a algumas dessas solicitações, o secretário de Planejamento informou que , entre outra providências práticas, já estão empreendidos estudos para estabelecer rotatórias e que espera que, à medida que o tema sobre mobilidade urbana vá ganhando relevância, que políticos passem a dedicar emendas e recursos para serem investidos neste setor.


    Entidades ou cidadãos que queiram encaminhar sugestões ao Plano de Mobilidade Urbana podem fazê-lo através do e-mail planomoburbjipa@gmail.com ou para o site da prefeitura (www.ji-parana.ro.gov.br), no link "Plano Municipal de Mobilidade Urbana".


     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08