Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Operação da PF mira ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia que recebeu 500 diárias em 2018

Policial

POR Paulo Portaljipa EM 12/03/2019 ÀS 18:10:42

Operação da PF mira ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia que recebeu 500 diárias em 2018

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, a Operação Diarista, que apura o desvio de recursos no Conselho Regional de Odontologia em Rondônia (CRO/RO), alvo de intervenção no final do ano passado, segundo denunciou o RONDONIAGORA.


As investigações foram realizadas pela Delegacia de Combate à Corrupção (Delecor) e tiveram início após denúncia protocolada pela atual gestão do Conselho, depois da identificação de diversas fraudes no pagamento de diárias fictícias aos dirigentes e saques indevidos pela gerente executiva da entidade, em valores que superaram R$ 1.500.000,00 ao longo dos últimos 4 anos.

Os recursos desviados pelos ex-dirigentes são oriundos das contribuições pagas pelos profissionais de classe vinculados ao próprio Conselho.

Somente no ano de 2018, o então presidente teria recebido cerca de 500 diárias, superando o número de dias do calendário, com prejuízo estimado em mais de R$ 350.000, fato este que foi também identificado nas análises dos anos anteriores.

Após as investigações realizadas pela Polícia Federal, a 3ª Vara da Justiça Federal de Porto Velho expediu 7 mandados de busca e apreensão, a serem cumpridos nas cidades de Porto Velho e Cacoal, além do sequestro de bens dos investigados, visando o ressarcimento ao Conselho Regional de Odontologia e, ainda, a identificação do destino dos valores desviados.

Os investigados, ex-diretores do Conselho, responderão pelos crimes de peculato, associação criminosa e falsidade ideológica, com penas que, se somadas, podem chegar a 20 anos de reclusão.


 
 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa