• AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Mercadão dos Óculos
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • Nova Car
  • Esmalteria Nacional
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Grelhados Amburgueria
  • Núcleo de Operações Aéreas reforça segurança em Rondônia

    Seja em conflitos agrários na região de Seringueiras ou em qualquer outra operação realizada em Rondônia, o Núcleo de Operações Aéreas (NO...

    Policial
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 04/08/2016 ÀS 14:25:31

    Núcleo de Operações Aéreas reforça segurança em Rondônia

    Seja em conflitos agrários na região de Seringueiras ou em qualquer outra operação realizada em Rondônia, o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretária de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), esteve presente em mais de 200 missões no Estado. Com aquisição de um novo helicóptero AS350B2 (Esquilo), orçado em R$ 12 milhões, a segurança aérea, em Rondônia ganhou um novo reforço, com trabalho integrado entre as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

    Com capacidade para seis pessoas, sendo dois pilotos e quatro tripulantes, a equipe do NOA atua em ações preventivas, repreensivas e de resgate. Com apoio às operações policiais, missões de órgãos federais e estaduais, salvamento, transportes, monitoramento e rastreamento em operações de fuga.

    “Hoje o Núcleo de Operações Aéreas se tornou essencial para o serviço de Segurança Pública de Rondônia. Recentemente adquirimos um caminhão-tanque que está nos dando maior autonomia nas ações realizadas.

    Praticamente todos os Estados têm esse serviço aéreo, é nós contamos com dois helicópteros na nossa base”, ressaltou Carlos Lopes, major do NOA.

    No Estado o uso de aeronaves no sistema de segurança pública começou em 1997, com criação de uma unidade aérea na Polícia Militar, com a ausência de investimentos o serviço ficou esquecido, sendo retomado somente em 2009. Com o falcão 02 recebido em fevereiro de 2016 ampliou-se a atuação das polícias no Estado com detenção de 43 pessoas, apreensão de 14 armas e 41 veículos. Além de localizar

    Criminosos em fuga e carros roubados.

    O trabalho aéreo garante maior alcance, autonomia e velocidade nas operações realizadas. A equipe é composta por 16 integrantes entre pilotos, tripulantes, equipe de apoio e operacional e mecânicos.

    “O helicóptero é os olhos da tropa. Vai à frente faz o reconhecimento e reporta ao comando que está em solo. Isso soma e muito com as ações de policiamento no Estado, garantindo maior eficácia naquilo que nós planejamos. O helicóptero é uma das melhores ferramentas, que temos para o serviço policial”, disse Oziel Paradela, comandante no 2º Batalhão da Poliícia Militar de Ji-Paraná.



     

    Fonte - Diário da Amazônia

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08