• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Expojipa2 019
  • Após cavarem túnel, 14 detentos fogem de presídio em Cacoal, RO; sete já foram recapturados

    Policial
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 20/03/2019 ÀS 13:27:36

    Após cavarem túnel, 14 detentos fogem de presídio em Cacoal, RO; sete já foram recapturados

    A fuga de 14 detentos foi registrada na madrugada desta quarta-feira (20) no mini presídio de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. Os apenados cavaram um túnel, de aproximadamente quatro metros, pularam um muro de cerca de três metros e fugiram.

    Até o momento, sete detentos foram recapturados, sendo cinco em Cacoal e dois em Pimenta Bueno (RO). De acordo com o capitão da Polícia Militar (PM), Antônio Rodrigues, as buscas pelos outros sete foragidos continuam. A maioria cumpre pena por roubo e homicídio.

    A fuga foi percebida por volta de 1h, após os policiais receberem uma denúncia anônima, informando um movimento atípico próximo a delegacia. A PM afirma que nenhum movimento anormal dos detentos foi observado pelos agentes penitenciários ou policiais dentro do presídio.

    Detentos pularam um muro de quase três metros e fugiram do presídio de Cacoal  — Foto: Reprodução/ WhatsAppDetentos pularam um muro de quase três metros e fugiram do presídio de Cacoal  — Foto: Reprodução/ WhatsAppDetentos pularam um muro de quase três metros e fugiram do presídio de Cacoal — Foto: Reprodução/ WhatsApp

    A fuga

    Para cavarem o túnel, os policiais acreditam que os presos usaram aparelhos artesanais, como ‘chuchos'. Para isso, levaram cerca de um ou dois dias. Após perceberem a fuga, os agentes iniciaram uma operação de recaptura dos presos.

    “Os detentos cavaram um túnel e na madrugada conseguiram chegar na parte externa da cela, pularam o muro, tendo acesso à parte de fora do presídio e a partir daí, fugiram para várias regiões da cidade”, explicou o capitão.

    Detentos fugiram do presídio de Cacoal na madrugada desta quarta-feira (20) — Foto: Reprodução/ WhatsAppDetentos fugiram do presídio de Cacoal na madrugada desta quarta-feira (20) — Foto: Reprodução/ WhatsAppDetentos fugiram do presídio de Cacoal na madrugada desta quarta-feira (20) — Foto: Reprodução/ WhatsApp

    Os policiais realizaram uma operação montando vários pontos de abordagem, nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Ministro Andreazza (RO). Foram envolvidos na ação, mais de 40 policiais somente de Cacoal.

    “Além disso, outras unidades foram acionadas, como Ji-Paraná e Rolim de Moura, na tentativa de fazerem bloqueios viários e abordarem esses elementos, mesmo porque alguns deles não são de Cacoal, então havia essa possibilidade de fugirem para os municípios de origem”, afirmou.

    As buscas continuam no intuito de recapturar os demais foragidos. “Já temos algumas informações relevantes que podem nos levar até esses detentos”, disse o capitão.

    Segurança

    A segurança dentro do mini presídio de Cacoal é feita pelos agentes penitenciários e PM. De acordo com o capitão, apesar da maioria dos agentes já terem retornado aos trabalhos, a polícia continua dando apoio. Trâmites administrativos são feitos para avaliar as condições do momento da fuga.

    “A PM de Cacoal está fazendo o trabalho de apoio, patrulhamento externo, escolta para hospitais, guarda de uma das guaritas dentro do presídio, que pega a parte feminina, semi aberto e a visão externa”, detalhou Antônio.

    O minipresídio de Cacoal conta com 270 presos, sete estão foragidos.

     

    Fonte - G1/]RO

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08