• Auto Escola Norte
  • Expojipa2 019
  • Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Vereador pede que aeroporto passe a operar por instrumentos

    O vereador Affonso Cândido (DEM) protocolou na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, pedido para que o Aeroporto José Coletto, em Ji-Paran&aa...

    Mundo
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 01/07/2016 ÀS 15:53:21

    Vereador pede que aeroporto  passe a operar por instrumentos



    O vereador Affonso Cândido (DEM) protocolou na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília, pedido para que o Aeroporto José Coletto, em Ji-Paraná, passe a operar por instrumentos (IFR). Atualmente, pousos e decolagens são realizados por visualização da pista (VFR) do terminal.


     


    De acordo com o vereador, a mudança da operação por instrumentos no aeroporto deverá trazer mais segurança para os passageiros. “E ainda dar condições para que mais companhias aéreas tenham o interesse em estabelecer rotas para a região a partir de Ji-Paraná”, assegurou.




    Outra vantagem, segundo o vereador, com a mudança de sistema, que é as companhias poderiam atender o município com [aeronaves] jatos. “Por isso, é tão importante que a Anac aprove a alteração para que o município possa contar com pousos aviões de maior porte”.




    Affonso Cândido explicou que embora o pedido para mudança tenha que ser feito pelo Departamento de Estrada de Rodagem de Rondônia (DER) à Anac, cabe às autoridades municipais, estaduais e federais apoiarem a iniciativa. O órgão estadual informou que abriu licitação para contratação de uma empresa para cuidar do processo de homologação. 




    Outra questão levantada pelo vereador democrata em Brasília foi a reforma e ampliação do Aeroporto José Coletto. “O cidadão ji-paranaense precisa saber que o processo para aplicação de recursos na obra está parado no Banco do Brasil, e sem precisão de liberação”, admitiu.




    “Apresentei requerimento no gabinete do deputado federal Marcos Rogério (DEM) para que acompanhe os trâmites na Anac e no Banco do Brasil para evitar mais prejuízos para Ji-Paraná, por não podermos contar com um aeroporto que atenda passageiros e companhias aéreas”, avaliou. 


           


     

     

    Fotográfo - :Paulo Baltazar

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08