• Q FOME
  • Instituto de Olhos Caius Prieto Ji-Parana
  • Mercadão dos Óculos
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odontologia Drº  Thiago Ribeiro
  • Supermercado Irmãos Gonçalves
  • CASA DE ALTO PADRÃO A VENDA EM JI-PARANÁ
  • AABB-JIPA - Associação Atlética Banco do Brasil
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Sem Kim no poder, aumenta temor sobre instabilidade na Coreia do Norte

    umores sobre o estado grave de saúde do Líder Supremo geram preocupações sobre vácuo de poder no país, que mantém ativo seu programa nuclear

    Mundo
    1 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 22/04/2020 ÀS 19:41:02

    Sem Kim no poder, aumenta temor sobre instabilidade na Coreia do Norte

    Rumores sobre a saúde do ditador da Coreia do NorteKim Jong-un, despertaram preocupação sobre uma possível uma crise de instabilidade no país, gerada pelovácuo de poder. Especialistas afirmam que, caso Kim esteja impossibilitado de continuar no governo, o mais provável é que ele seja substituído por alguém de sua própria família, já que a linhagem de sangue é muito importante no país. O período de mudança, contudo, pode ter consequências.


    Segundo fontes da Inteligência americana, o ditador de 36 anos está hospitalizado em estado crítico após ter sido submetido a uma cirurgia cardiovascular no início do mês. A informação foi desmentida por autoridades da Coreia do Sul e da China, mas ainda assim gerou grande especulação mundial sobre o futuro da Coreia do Norte. O regime ainda não se pronunciou oficialmente.


    “A morte de Kim Jong-un criaria grande confusão e preocupação, já que a Coreia do Norte é governada por um regime familiar e tudo está sob constante vigilância”, aponta Soojin Park, pesquisadora do think tank Wilson Center, de Washington, e ex-porta-voz adjunta do Ministério da Unificação da Coreia do Sul. “Além disso, o país desenvolve armas nucleares, e a falta de um líder pode trazer muitos problemas e conflitos nessa área”.

    A pesquisadora alerta que o mundo deve estar preparado para mudanças dramáticas em Pyongyang. Mas também deve analisar a situação com racionalidade, já que os rumores podem ser falsos e rapidamente desmentidos pelo regime.


    A Coreia do Norte desenvolve seu programa nuclear desde a década de 1970 como estratégia de sobrevivência do regime fundado por Kim Il-Sung, avô do Líder Supremo. O investimento ganhou novas proporções desde 2014, quando Kim Jong-un ascendeu ao poder. Desde então, testes balísticos e nucleares tornaram-se frequentes, ressuscitando o fantasma da ameaça nuclear em toda a Ásia e, inclusive, nos Estados Unidos.

    O governo americano, comandado por Donald Trump, se envolveu nos últimos anos em diálogos diretos com Kim para negociar a desnuclearização da Península Coreana. Mas as negociações entre Pyongyang e Washington estão praticamente em impasse desde que uma reunião de cúpula no Vietnã, em fevereiro do ano passado, terminou em desacordo sobre o alívio das sanções impostas pelos americanos contra a Coreia do Norte. Sem o fim das sanções, o regime deixou claro que não recuará em seus programas nuclear e de mísseis balísticos.


    “A lacuna de poder pode gerar uma disputa preocupante”, diz Alexandre Uehara, membro do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos e professor no Curso de Relações Internacionais da ESPM. O especialista, contudo, afirma que o atual ditador conseguiu construir uma imagem poderosa de liderança e até de carisma dentro do seu país e na cena internacional, o que pode auxiliar no momento de decisão sobre o próximo líder.

    Justamente para dar continuidade ao trabalho de Kim Jong-un, de seu pai e avó, é muito provável que a sucessora escolhida pelo o ditador seja sua irmã mais nova, Kim Yo-Jong, de 31 anos. Ainda que forças internas do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) tentem se apoderar do poder, será difícilpara elas reunir apoio suficiente para derrubar a monarquia familiar.

     

    Fonte - VEJA

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08