Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Rússia suspende acordo nuclear e encerra pesquisa de urânio com os EUA

MOSCOU (Reuters) - A Rússia anunciou nesta quarta-feira que está suspendendo seu acordo nuclear e energético com os Estados Unidos em reação às san&ccedi...

Mundo

POR Paulo Portaljipa EM 05/10/2016 ÀS 19:30:57

Rússia suspende acordo nuclear e encerra pesquisa de urânio com os EUA

MOSCOU (Reuters) - A Rússia anunciou nesta quarta-feira que está suspendendo seu acordo nuclear e energético com os Estados Unidos em reação às sanções impostas ao país por Washington por conta da Ucrânia.


O governo também disse que, pelas mesmas razões, está encerrando um acordo entre sua corporação nuclear Rosatom e o Departamento de Energia dos EUA, que realizavam estudos sobre a possibilidade da conversão de reatores de pesquisa russos para urânio pouco enriquecido.


Na segunda-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, suspendeu um tratado com Washington que versava sobre o descarte de plutônio de uso em armas, assinalando que está disposto a usar o desarmamento nuclear como uma nova moeda de troca em disputas com os norte-americanos a respeito da Ucrânia e da Síria.


"A renovação frequente de sanções contra a Rússia, o que inclui a suspensão da cooperação russo-norte-americana no campo da energia nuclear, exige a adoção de contramedidas contra os EUA", afirmou o governo russo em seu site.



O pacto de cooperação em pesquisas científicas relacionadas às áreas nuclear e energética, assinado em 2013, forneceu o arcabouço legal necessário para ampliar o trabalho entre laboratórios de pesquisa e institutos dos EUA e da Rússia nos campos da tecnologia nuclear e da não-proliferação, entre outros.


Resultado de imagem para Rússia suspende acordo nuclear

 

Fonte - REUTERS

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa