• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Expojipa2 019
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Obama faz visita histórica a Cuba

    A viagem de três dias, iniciada no domingo (20), é a primeira de um presidente norte-americano a Cuba em 88 anos e representa o ápice de uma abertura diplomática anunciada p...

    Mundo
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 21/03/2016 ÀS 16:03:30

    Obama faz visita histórica a Cuba

    A viagem de três dias, iniciada no domingo (20), é a primeira de um presidente norte-americano a Cuba em 88 anos e representa o ápice de uma abertura diplomática anunciada por Obama e pelo presidente cubano Raúl Castro em dezembro de 2014, pondo fim ao afastamento dos tempos de Guerra Fria que começou quando a revolução cubana destituiu o governo pró-EUA em 1959.


    O presidente dos EUA deve pressionar por reformas econômicas e democráticas, mas também deve ouvir queixas sobre a manutenção das sanções econômicas norte-americanas.


    Uma visita de um presidente dos Estados Unidos ao coração do poder cubano seria impensável antes da reaproximação operada por Obama e Raúl 15 meses atrás, quando concordaram em encerrar uma disputa nascida na Guerra Fria que durou cinco décadas e continuou mesmo após o fim da União Soviética.


    Os dois líderes têm diferenças profundas para debater enquanto tentam reconstruir a relação bilateral.


    Em casa, críticos de Obama querem que ele pressione o governo comunista de Raúl a permitir a dissidência política e abrir mais sua economia estatal de perfil soviético.


    Seus assessores disseram que Obama irá incentivar a adoção de mais reformas econômicas e de mais acesso à Internet para os cubanos.



    "Uma das coisas que estaremos anunciando aqui é que o Google tem um acordo para começar a disponibilizar mais acesso a Wi-Fi e Internet de banda larga na ilha", disse Obama à rede de televisão ABC News em uma entrevista exibida nesta segunda-feira. Ele não deu maiores detalhes, e não foi possível falar com representantes do Google de imediato. 


    O governo Obama espera ver mudanças também no congresso do Partido Comunista no mês que vem, mas duvida de qualquer abertura política.


    Mesmo assim, Obama prometeu conversar sobre liberdade de expressão e de reunião em Cuba. "Irei abordar estes temas diretamente com o presidente Raúl", afirmou o mandatário ao grupo dissidente Damas de Branco em uma carta de 10 de março.



    Raúl já afirmou que Cuba não irá romper com sua revolução de 57 anos, e autoridades governamentais disseram que os EUA precisam encerrar seu embargo econômico e devolver a base naval da Baía de Guantánamo a Cuba para que as duas nações possam usufruir de relações normais


    Obama lands in Cuba


    Obama aterrissou no Aeroporto Internacional Jose Marti, em Havana, no domingo (20), a bordo do Air Force One, o jato presidencial com "Estados Unidos da América" gravado na fuselagem, uma visão que parecia inimaginável há poucos anos.


    CARLOS BARRIA/REUTERS/Reuters


    A família Obama foi cumprimentada pelo ministro de relações internacionais de Cuba Bruno Rodriguez.

     

    Fonte - Das Agências

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08