• Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Odonto Malini
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Marinha iraniana diz que EUA devem deixar o Golfo Pérsico

    Mundo
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 12/05/2019 ÀS 23:46:30

    Marinha iraniana diz que EUA devem deixar o Golfo Pérsico

    O comandante da Marinha iraniana, Hossein Khanadi, disse neste domingo (12), que os EUA devem deixar a região do Golfo Pérsico. O militar fez a afirmação ao comentar a presença norte-americana na região.

    No início desta semana, o secretário interino da Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, aprovou o envio do sistema de defesa antimísseis Patriot e do USS Arlington (LPD-24) para o Oriente Médio. Além disso, os Estados Unidos já haviam enviado o porta-aviões USS Abraham Lincoln e uma força-tarefa de bombardeiros para a região próxima do Irã, em uma área controlada pelo Comando Central dos EUA (CENTCOM) com o objetibo de enviar "uma mensagem clara e inequívoca" a Teerã.

    "A presença dos americanos na região do Golfo Pérsico chegou ao fim e eles devem deixar a região", disse Khanadi, citado pela agência Iraniana de Notícias para Estudantes (ISNA, na sigla em inglês).

    A autoridade militar iraniana afirmou ainda que Washington pretende aumentar a probabilidade de guerra ao enviar um porta-aviões ao Golfo Pérsico.

    A tensão entre Irã e Estados Unidos aumentaram desde maio de 2018, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixar o acordo nuclear iraniano. Em menos de um ano, Washington divulgou várias rodadas de sanções contra a república islâmica, visando as finanças, transporte, forças armadas e outras esferas do país.

    Teerã informou no início da semana aos embaixadores dos países que fazem parte do acordo — China, França, Alemanha, Rússia e Reino Unido — de sua decisão de suspender algumas de suas obrigações sob o acordo nuclear.

    O presidente iraniano, Hassan Rouhani, anunciou que deu aos países europeus 60 dias para garantir que os interesses do Irã fossem protegidos pelo acordo.

     
     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08