Portaljipa
  •  
  •  

Em Ji-Paraná, ponte sobre Rio Urupá recebe semáforos para organizar tráfego

Em Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, as cabeceiras da ponte sobre o Rio Urupá, localizada no perímetro urbano da RO-135, recebeu a instalaç&a...

Mundo

POR Paulo Portaljipa EM 01/12/2016 ÀS 17:08:52

Em Ji-Paraná, ponte sobre Rio Urupá recebe semáforos para organizar tráfego

Em Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, as cabeceiras da ponte sobre o Rio Urupá, localizada no perímetro urbano da RO-135, recebeu a instalação de dois semáforos nesta semana. O objetivo é organizar o tráfego em horários de pico, já que a via possui pista simples. Motoristas dizem que o equipamento ainda não surtiu o efeito esperado, e que o problema seria resolvido com a duplicação do local.


A implantação foi realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) com aval do Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia (DER-RO). Aparelho fica ligado apenas à noite, durante horário de aula de uma universidade no 3º distrito do município.


A ponte possui pista simples, impossibilitando a travessia simultânea de veículos em sentidos opostos. Segundo a AMT, essa dificuldade de tráfego causava divergências entre os motoristas que precisam utilizar a via. A implantação teria sido a pedido da instituição de ensino localizada no 3º distrito.


A estrutura dá acesso ao 3º distrito de Ji-Paraná e ao distrito de Nova Londrina, além de ser única passagem de cerca de 500 estudantes diariamente para universidade. Motoristas que passam pelo trecho, dizem que a implantação do semáforo não surtiu efeito no trânsito do local e cobram a duplicação da pista da ponte sobre o Rio Urupá.


"Aqui não resolveu nada, ninguém fica esperando o sinal abrir. Se está vermelho e não tem ninguém na pista contrária, eles atravessam do mesmo jeito, principalmente em época de prova. Temos que usar essa passagem todos os dias, já passou da hora de duplicarem a pista", conta a universitária Andrea Aragão. 


Duplicação
Construída na década de 1990, a atual ponte causa transtornos aos motoristas há cerca de 20 anos, já que possui apenas uma pista e suporta apenas a travessia em um sentido por vez, fazendo com que os condutores aguardem na cabeceira, o que causa acúmulo de veículos no local.


Segundo o DER, foi realizado um projeto para construção de uma nova ponte no local. O projeto foi entregue e a Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) iniciou a primeira etapa do processo licitatório para a construção.


A nova ponte deverá medir cerca 150 metros de extensão e 11 metros de largura, com pistas nos dois sentidos da rodovia estadual. Segundo o DER, as obras custarão R$ 7 milhões e devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2017. Após o início da construção da ponte, a empresa responsável terá de oito meses a um ano para finalizar a construção.

 

Fonte - G1

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa