Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Dr Hildon, do PSDB, é eleito prefeito de Porto Velho

O candidato Dr Hildon Chaves, do PSDB, foi eleito prefeito de Porto Velho para os próximos quatro anos, neste domingo (30). O resultado saiu às 17h28, com 83% das urnas apurada...

Mundo

POR Paulo Portaljipa EM 30/10/2016 ÀS 19:45:19

Dr Hildon, do PSDB, é eleito prefeito de Porto Velho

O candidato Dr Hildon Chaves, do PSDB, foi eleito prefeito de Porto Velho para os próximos quatro anos, neste domingo (30). O resultado saiu às 17h28, com 83% das urnas apuradas. Até às 17h33, o tucano tinha 65,51%, o que corresponde a 134.835 votos válidos. Dr Hildon vai tomar posse em 1º de janeiro de 2017. Esta é a segunda eleição consecutiva com 2° turno na capital.


A apuração dos votos começou logo depois de 17h, quando as urnas começaram a ser encerradas. Dr Hildon acompanhou a apuração em casa, junto de familiares.


(Veja a apuração completa para prefeito e a votação da capital por zona eleitoral)


Segundo colocado
O adversário de Dr Hildon na campanha eleitoral do segundo turno, Léo Moraes (PTB), obteve até 17h33 70.984% dos votos válidos, o que representa 65.807 votos de eleitores.
 


Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)

Quem é Dr Hildon
O novo prefeito da cidade nasceu em 25 de maio de 1968 em Recife-PE, onde residiu até 1987, quando mudou-se com a família para Curitiba, onde concluiu o ensino médio e, posteriormente, o curso de Direito em Janeiro de 1992. Ele é casado com Yeda Pacheco Chaves e tem dois filhos.
Ainda em 92 e com apenas 24 anos, foi aprovado em concurso público, tendo sido um dos mais jovens promotores de justiça do país. Em agosto tomou posse no cargo de Promotor de Justiça do Estado de Rondônia, iniciando sua carreira na cidade de Vilhena-RO.
Posteriormente atuou nas promotorias de justiça de Pimenta Bueno, Ariquemes e Cacoal.
Em maio de 1998 foi promovido para a capital de Rondônia, onde reside há 17 anos. Em Porto Velho, atuou no Primeiro e no segundo Tribunal do Júri, bem como na Vara de Execuções Penais e, por último, na Promotoria de Defesa da Saúde.
Em Agosto de 2013 pediu exoneração do cargo de Promotor de Justiça, para dedicar-se ao Grupo Athenas Educacional, que havia sido criado 20 anos antes a partir de um colégio em Pimenta Bueno, juntamente com sua esposa, Ieda Chaves.
Atualmente Hildon Chaves e sua esposa dividem a presidência do Grupo Athenas Educacional, que é o maior Grupo Educacional da Região Norte do país, mantendo cinco faculdades presenciais nos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Acre, e atendendo a mais de 11.000 alunos. O Athenas Educacional também mantém cinco Pólos de Educação à Distância, em parceria com a Unopar no interior de Rondônia, atendendo mais 8.000 alunos, totalizando mais de 18.000 alunos, e empregando diretamente mais de 1.000 colaboradores diretos.


30102016-192630-interna.jpg


Campanha
Durante a campanha eleitoral no 1° turno, Dr Hildon não apareceu nenhuma vez entre os três primeiros colocados nas três pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope, em Porto Velho. No último levantamento, divulgado pelo instituto em 30 de setembro, o candidato aparecia com 9% das intenções dos votos válidos.


Na campanha do 1° turno, o novo prefeito disse que tinha como proposta melhorar o transporte coletivo de Porto Velho, mantendo o preço acessível para toda população. Ele também quer criar passe livre para estudantes nos ônibus circulares e recuperar áreas ribeirinhas que foram destruídas na enchente histórica do Rio Madeira, no ano de 2014.


Nas eleições do primeiro turno, no dia 2 de outubro, Dr Hildon ficou em primeiro lugar com 57.954 votos válidos, ou seja, 27,20% do total em relação aos outros seis candidatos a prefeito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.


Definido que iria para o segundo turno, o candidato deu início a mais uma etapa da campanha. Na ocasião, Dr Hildon destacou que em vez de construir novas escolas na capital, deseja ampliar a educação municipal já existente. Ele promete fazer um diagnóstico com os professores da cidade após iniciar o mandato.


O eleito afirmou também no segundo turno que a princípio não deseja realizar contratações na área da saúde, mas, caso apareça alguma necessidade, irá fazer de maneira emergencial.


Sobre turismo, o candidato afirmou que deseja transformar a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em um centro turístico. Para isso ele pretende fazer uma parceria com a União. Dr Hildon também pensa em shopping popular ou espaços específicos para acabar com os camelos da capital.


Dia de votação: Eleições Porto Velho 2016 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)

Dr Hildon durante votação neste domingo, 30 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)

 


 

 

Fonte - G1/]RO

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa