• Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Chácara da Sefin
  • Auto Escola Norte
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Odonto Malini
  • China vai barrar carnes, Coreia do Sul suspende importação de frango e Europa segue mesmo caminho

    SEUL e PEQUIM - As reações internacionais ao escândalo da carne brasileira começaram a semana de forma mais intensa. A Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira q...

    Mundo
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 20/03/2017 ÀS 12:11:12

    China vai barrar carnes, Coreia do Sul suspende importação de frango e Europa segue mesmo caminho

    SEUL e PEQUIM - As reações internacionais ao escândalo da carne brasileira começaram a semana de forma mais intensa. A Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira que vai banir temporariamente as importações de frango brasileiro do grupo BRF e a China determinou a suspensão temporária de importação de carne brasileira, segundo confirmado com uma fonte do Ministério da Agricultura em Brasília. Já a Comissão Europeia afirmou que pediu a seus países-membros que aumentem os controles sobre a carne vinda do Brasil e que vai se manter extra vigilante em relação aos processos de checagem dos produtos animais do Brasil. O porta-voz para saúde e segurança alimentar, Enrico Brivio, afirmou que a comissão pediu explicações e ações das autoridades brasileiras desde sexta-feira e que pode suspender empresas que estiverem envolvidas na fraude.



    A China recomendou aos importadores que mantivessem qualquer produto que não tivesse sido inspecionado em depósitos até segunda ordem. A suspensão temporária pela China de importação de carne brasileira foi confirmada pela reportagem do GLOBO com uma fonte do Ministério da Agricultura em Brasília.


    - A Comissão vai assegurar que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude fiquem suspensos das exportações para a União Europeia - disse um porta-voz, durante coletiva regular à imprensa, acrescentanto, no entanto, que o escândalo da carne não teria impacto nas negociações em curso no momento para um acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.


    O ministério da Coreia do Sul disse que fornecedores brasileiros de carne de frango terão que enviar um certificado de saúde emitido pelo governo brasileiro. Mais de 80% das 107.400 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul no ano passado vieram do Brasil, sendo quase metade fornecida pela BRF.


    A Coreia do Sul é o sétimo maior mercado para o frango brasileiro. Os três maiores compradores são Arábia Saudita, China e Japão, nesta ordem. Segundo maior mercado para o frango brasileiro e comprador relevante de carnes - foram US$ 2 bilhões só em 2016 -, a China acompanha com lupa os desdobramentos das investigações da Operação Carne Fraca. Sites especializados afirmam que o escritório de administração de qualidade, supervisão, inspeção e quarentena, responsável pelo controle sanitário no país, o AQSIQ na sigla em inglês, recomendou aos importadores que mantivessem qualquer produto que não tivesse sido inspecionado em depósitos até segunda ordem


     



     



     

    Fonte - O globo

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08