Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Casa Branca acusa Rússia de encobrir ataque químico sírio

A Casa Branca acusou o governo russo nesta terça-feira (11) de encobrir o ataque químico ocorrido na semana passada na Síria, ação que levou o presidente Donald...

Mundo

POR Paulo Portaljipa EM 11/04/2017 ÀS 16:47:18

Casa Branca acusa Rússia de encobrir ataque químico sírio

A Casa Branca acusou o governo russo nesta terça-feira (11) de encobrir o ataque químico ocorrido na semana passada na Síria, ação que levou o presidente Donald Trump a autorizar o lançamento de mísseis americanos contra bases sírias.


Em um relatório da inteligência americana, obtido pelo jornal "The New York Times", o governo americano conclui que Rússia e Síria atuaram para confundir a comunidade internacional sobre o ataque, fazendo uso de desinformação e "narrativas falsas".


Funcionários da Casa Branca, sob condição de anonimato, afirmaram que o objetivo de Moscou era encobrir a responsabilidade do regime de Bashar al-Assad pelo ataque. O ditador sírio nega qualquer envolvimento no ataque químico que matou mais de 80 pessoas no nordeste do país.


O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse na tarde desta terça-feira (11), no entanto, que ainda não há consenso na comunidade de inteligência dos EUA a respeito da cumplicidade da Rússia no ataque químico, numa aparente contradição com o relatório.


Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmara ter informações de que existem planos de novos ataques químicos na Síria com o objetivo de "enquadrar" o regime de Assad, mas não ofereceu provas.


A escalada na troca de acusações entre Washington e Moscou ocorre no dia em que o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, chega à Rússia para um encontro com Putin. A crise síria deve dominar a agenda. Com informações da Folhapress.


 

 

Fonte - Das Agências

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa