Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Temporal causa transtornos em Cianorte, Londrina e Maringá, PR

Com uma frente estacionária atuando entre a Argentina, Paraguai e o estado do Paraná, as tempestades se fortaleceram na tarde desta quinta-feira (18) avançando por municípi...

Meteorologia

POR Paulo Portaljipa EM 19/08/2016 ÀS 17:38:36

Temporal causa transtornos em Cianorte, Londrina e Maringá, PR

Com uma frente estacionária atuando entre a Argentina, Paraguai e o estado do Paraná, as tempestades se fortaleceram na tarde desta quinta-feira (18) avançando por municípios do noroeste, norte e oeste paranaense, principalmente.


O que radares meteorológicos indicaram através de dados de refletividade se confirmou no solo, onde fortes temporais acompanhados de granizo, raios e rajadas de vento provocaram transtornos aos moradores de cidades maiores como Cianorte, Maringá e Londrina.


Em Cianorte, o grande volume de chuva provocou alagamentos em construções e vias públicas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Em algumas casas, a água invadiu com força que muros e paredes desabaram e móveis foram perdidos.


Já em Londrina, o temporal da tarde também alagou vias públicas complicando o trânsito. Mais de 38 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), devido ao rompimento de cabos com as árvores que caíram.


Já em Maringá, parte do contorno da Avenida Carlos Correia Borges ficou completamente alagado, de acordo com a Defesa Civil. Ao menos duas árvores de grande porte caíram na cidade.


Dados meteorológicos
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que a precipitação acumulada em Cianorte chegou a 43 milímetros em apenas 60 minutos. A média climatológica (1961-1990) para todo o mês de agosto é de 48 mm.


Já em Londrina, dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Estadual “Governador José Richa” reportaram rajada máxima de vento de 63 km/h.


E em Maringá, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reportou vento máximo de 63,3 km/h.


 


nacional 18 08 16 40


 


nacional 18 08 16 40


 


nacional 18 08 16 40


nacional 18 08 16 40

 

Fonte - De Olho no tempo

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa