• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Faculdade UNIJIPA
  • Viva Bela Cosméticos
  • Reveillon do Vera
  • Chácara da Sefin
  •  INSIDE
  • Sexta friagem do ano diminui temperatura no sul da Amazônia

    Pela sexta vez em 2016, uma frente fria conseguiu penetrar até o sul da Amazônia configurando o fenômeno da friagem. O sistema frontal, que avançou sobre o interior da Am&ea...

    Meteorologia
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 30/08/2016 ÀS 20:23:51

    Sexta friagem do ano diminui temperatura no sul da Amazônia

    Pela sexta vez em 2016, uma frente fria conseguiu penetrar até o sul da Amazônia configurando o fenômeno da friagem.


    O sistema frontal, que avançou sobre o interior da América do Sul, já havia atingido o sul de Rondônia no final da madrugada desta terça-feira (30) ao mesmo passo que ainda caminhava pelo centro do Rio Grande do Sul mostrando a sua continentalidade.


    As temperaturas caíram, não de forma abrupta, mas consideravelmente, em municípios do Acre, noroeste e oeste de Mato Grosso e entre o centro, oeste e sul de Rondônia, área da Amazônia Legal.


    nacional 30 08 16 1


    O sistema frontal, com carga de umidade, despejou até 30 milímetros de precipitação em alguns municípios amenizando a secura do ar e a poluição ocasionada pela fumaça das queimadas, sendo considerado, portanto, anômalo, pois agosto é tido como um dos meses mais secos do ano na região e com isenção total de chuva.


    Dados meteorológicos
    Estações meteorológica mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram até às 12 horas (Brasília), temperatura mínima de 13,2°C em Comodoro, em Mato Grosso, 14,7°C em Vilhena, em Rondônia e 16,7°C em Epitaciolândia, no Acre.


    Fora da área pertencente à Amazônia Legal, as temperaturas também caíram bastante no centro, oeste e sul de Mato Grosso, sendo que na capital Cuiabá o valor chegou a 14,7°C e em Mato Grosso do Sul como um todo, com valor mínimo diário de 10,6°C em Ponta Porã.


    A carta sinótica de superfície elaborada pelo Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) indicou às 6 horas (UTC), 3 horas (Brasília), o sistema frontal mais amplo atuando desde o nordeste da Bolívia, na província de Beni, oeste e sul de Rondônia, oeste e sudoeste de Mato Grosso e grande parte de Mato Grosso do Sul, além da metade oeste da Região Sul.


    nacional 30 08 16 1


    (Crédito das imagens: Reprodução/Google – Arquivo/Ariquemes Online – Reprodução/Cptec/Inpe)


     

     

    Fonte - De Olho no tempo

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08